Durante o Show Rural em Cascavel ocorreu hoje mais uma edição do Pitch Celepar, projeto que propõe uma conexão entre o Governo do Estado com startups, em um espaço para ouvir, debater e avaliar ideias, com a possibilidade para a evolução delas em novos serviços ao cidadão. No total, 13 empresas apresentaram seus projetos, inclusive, com duas participações internacionais, do Chile.
"As startups ajudam na transformação digital, porém, muitas vezes elas não tem um espaço para mostrar e reverberar seus produtos, e nós, como órgão do governo, conseguimos oferecer isso, dando visibilidade e voz a estas empresas”, enalteceu o presidente da Celepar, Leandro Moura.
Melhorias e mais serviços
Ele lembrou ainda, que esta iniciativa também foi realizada ano passado, e frisou que “o Pitch Celepar, além de realizar a aproximação entre o ecossistema de inovação paranaense com o Governo do Estado, em meio a avaliação das ideias, também indica os melhores caminhos para que elas evoluam, com o intuito de trazer mais serviços ao nosso cidadão”.
Segundo a diretora administrativa e financeira da fomento, Mayara Puchalski, “o Pitch Celepar pode ser replicado ao longo de outros municípios, pois, com certeza, trariam melhorias de serviços e também hardwares para as instituições de governo”, destacou.
Participantes
No total, mais de 10 empresas participaram do Pitch Celepar são elas: Apoio Gestão Da Tecnologia Da Informação e Sugador de Fogo, de Cascavel; Assina Uai, de Andirá; Avaliando Brasil, de Maringá; Snapsky Tecnologia, de São João; Green Parking Lean Automation Smart Systems, de Foz do Iguaçu; Kimen e Perceptron, do Chile, e fechando, Plataforma Automa para o Agronegócio, Rp Trader, Samu Mais e Tovus Sistemas, da capital paranaense, Curitiba. As apresentações foram realizadas na Arena Hackathon do Governo do Estado, uma parceria entre Celepar, Fomento e Sanepar.
Pitch internacional
Pela primeira vez o Pitch Celepar recebeu apresentações internacionais. Hoje, duas empresas chilenas apresentarem seus projetos à banca de avaliação. Sobre esta experiência, Cristian Guerrero, da Kimen, falou que “foi um grande desafio, tendo em vista o idioma e também a cultura diferente, mas, muito importante, ainda mais que estamos começando as operações no Brasil e tivemos a oportunidade de mostrar o nosso produto”.
Banca de avaliação
As ideias passaram por uma banca de avaliação, composta por Anaide Holzbach, diretora regional da Assespro; Erica Marques, sócia fundadora da Sprint XP/Comunicade Xperts; Mayara Puchalski, diretora administrativa e financeira da Fomento Paraná, e, pela Celepar, atuaram na avaliação o presidente Leandro Moura, e o diretor de mercado João Luiz Marques Guimarães.