2ª Via Fácil viabiliza emissão de mais de 3,8 mil carteiras de identidade

O serviço, realizado em parceria com a Polícia Civil do Paraná (PCPR), começou a funcionar em 20 de outubro deste ano e a contagem foi realizada até o dia 15 de dezembro.
Publicação
24/12/2020 - 13:38
Editoria

A 2ª Via Fácil, sistema que permite a solicitação da 2ª via do RG de maneira inteiramente remota, permitiu a emissão de 3.847 carteiras de identidade num período de 56 dias. 

A solução é a primeira do Brasil que permite ao cidadão a solicitação online e atualização da foto do documento a partir da câmera do próprio celular ou computador. O antigo sistema permitia apenas a reimpressão remota do documento, sem qualquer atualização de dados ou foto. 

O diretor do Instituto de Identificação da Polícia Civil, Marcus Vinicius Michelotto, explicou que ainda há melhorias a fazer. “Estamos desenvolvendo junto com a Celepar uma forma de atender pessoas que ainda não são abarcadas pela 2ª Via Fácil, como futuras alterações de nomes e demais dados cadastrais”, ressaltou Machelotto.

Como solicitar a 2ª Via Fácil

A solicitação da 2ª via do RG pode ser feita pelo site da Polícia Civil. Na aba 'Serviços', o usuário deve clicar no campo 'carteira de identidade', e em seguida, em 'agendamento'.

Pessoas que possuem pelo menos 16 anos de idade e confeccionaram a sua última carteira de identidade a partir de 2012, poderão fazer a atualização remota da fotografia. Se o Registro Geral do usuário foi emitido antes de 2012, o sistema informará se será possível fazer a 2ª via fácil ou será necessário realizar via agendamento.

Aqueles que ainda não possuem os dados de foto e impressões digitais no sistema precisarão comparecer até o posto de atendimento. O custo para emissão da 2ª via fácil é de R$ 36,72.

Foto: Agência Estadual de Notícias