O Que Fazemos
Relação de Serviços Prestados pela Celepar - Carta de Governança
A) Soluções para Governança e Gestão
As soluções da Celepar para a governança e gestão fornecem ao gestor público o apoio à tomada de decisão através de ferramentas que tratam a complexidade dos dados originados na prestação dos serviços públicos, gerando indicadores de acompanhamento de resultados. As principais soluções disponíveis são:
Plataforma que melhora o atendimento ao cidadão, facilita o agendamento de serviços e aprimora a gestão do ambiente de trabalho do órgão.
Permite o agendamento on-line de serviços pelo cidadão, em determinada data, horário e local previamente disponibilizados.
Software integrado ao sistema Gestão de Infrações de Trânsito, que possibilita a lavratura de autos de infração de trânsito (através de smartphones) pelo agente de trânsito.
Solução para identificação de pessoas, denominada Verificação Biométrica – BIOID. Ela auxilia na aferição de indivíduos tanto no acesso aos sistemas de informação como no acesso a ambientes físicos controlados.
Aplicação de conhecimentos e pesquisas de solução, com o objetivo de apoiar a análise de problemas específicos, inerentes aos ambientes operacionais e processos organizacionais.
Serviços de Consultoria: Elaboração de pareceres técnicos relativos à análise de viabilidade de hospedagem no data center da Celepar, processos de aquisição, homologação de processos licitatórios, homologação de equipamentos, especificações técnicas, entre outros ligados à infraestrutura de tecnologia de informação e comunicação.
Serviços de Projetos de TIC: Definição de um conjunto de atividades específicas sustentadas por um cronograma e orçamentos, visando à conquista de uma determinada meta.
Avaliação e planejamento para a aplicação de soluções em TIC, incluindo apoio na elaboração do planejamento institucional de TIC, elaboração de projetos preliminares de sistemas de informação e análise de processos organizacionais.
Solução de software para a gestão do abastecimento de frotas de veículos e máquinas dos órgãos públicos estaduais e municipais. A ferramenta conta com controle de pagamento integrado e não tem restrição a postos credenciados.
Detalhamento do serviço
As soluções para informações estratégicas compõem o serviço Business Intelligence (BI). Ele proporciona a análise de dados sob várias perspectivas, cruzamento de dados e a apresentação dos mesmos em painel gráfico.
As consultas ou relatórios são feitos a partir de fatores selecionados (como período de tempo, município, produto do negócio, etc.). As métricas (quantidades e valores) são analisadas de acordo com os fatores selecionados.
A solução constrói indicadores, analisa a consistência dos dados nos sistemas (auditoria) e realiza o cruzamento de dados de diversas fontes, provendo informações de forma unificada para o cliente.
A Solução de Geoprocessamento possibilita a análise de dados vetoriais sob várias perspectivas em um mapa - por exemplo, visualizações de camadas, composições de mapas de calor, interpolações, análises espaciais e geocodificações, entre outros.
O produto tem como objetivo ampliar a atratividade de investimentos dos municípios paranaenses expondo suas oportunidades de geração de negócios para empresas vinculadas a plataforma.
B) Soluções para Processos de Negócio
Com amplo conhecimento da administração pública e dos serviços públicos estaduais, a Celepar oferece serviços e soluções em sistemas de informação para a eficiência, eficácia e efetividade no serviço público.
A companhia desenvolve, opera e gerência soluções completas e integradas em sistemas de informação, utilizando metodologia/tecnologia própria ou não, abrangendo sistemas dedicados para os processos de negócio da administração e serviços públicos, soluções corporativas de negócios que atendem múltiplas instituições, soluções para portais web, plataformas móveis, redes sociais corporativas e demais soluções de produtividade, colaboração corporativa e para oferta de serviços ao cidadão.
Solução de inteligência artificial para a educação, englobando a geração de perguntas com apoio da IA, solução de painéis para análise de desempenho estudantil avançada, teste de diagnóstico de IA para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), avaliação acadêmica de IA e de assistente de ensino.
O Ambiente Comum de Dados – ACD fornece um ambiente padrão para especificar, coletar, armazenar, apresentar e explorar as informações de obras públicas durante todas as fases do ciclo de vida de uma construção, desde a sua viabilidade, desenvolvimento, manutenção, operação dos ativos, até a sua desconstrução.
Solução de software as service (SaaS) destinado aos funcionários e professores da rede de ensino, onde são disponibilizados recursos como cadastro de alunos e registro de chamadas escolar por biometria facial.
O serviço de Comunicação e Armazenamento em Nuvem consiste no acesso aos ambientes e sistemas de informação hospedados no Data Center do Estado do Paraná, além do acesso a soluções de colaboração, comunicação e produtividade no ambiente corporativo do Estado ou em ambientes externos via Internet.
Acesso à Rede Corporativa do Estado e à Internet
Acesso aos diversos sistemas e serviços disponibilizados no Data Center do Estado, com equipe técnica especializada para uso de diferentes tecnologias visando o controle de conexões de rede, contingenciamento de ataques cibernéticos, controle de acesso à Internet e seus conteúdos e monitoramento constante de atividades na camada de rede.
Serviço de Acesso ao Armazenamento Corporativo em Nuvem
O Drive Celepar Corporativo possibilita o acesso a arquivos na rede corporativa por meio da nuvem privada do Estado, permitindo ao usuário acessar os documentos, em áreas de armazenamento corporativo previamente configuradas e sendo restrito a usuários cujo perfil possua permissão de acesso aos arquivos e com autenticação de acesso à Rede Corporativa do Estado.
Suíte de Comunicação e Colaboração
Solução em comunicação corporativa e colaborativa composta por:
- Correio eletrônico com proteção antivírus e anti-spam;
- Agenda corporativa com possibilidade de marcação de eventos, solução de conflitos, repetição e alerta por evento;
- Catálogo geral de endereços, incluindo todas as instituições do Governo do Estado;
- Conta de e-mail integrada à agenda e ao catálogo de endereços;
- Mensageiro instantâneo para comunicação imediata entre os usuários;
- Acesso aos e-mails, compromissos agendados e contatos pessoais por meio de smartphones e tablets;
- Workflow onde são fornecidos processos pré-configurados, em forma de atividades, com transições, perfis e controle de acesso.
Serviço de Segurança e Proteção contra Softwares Maliciosos
Disponibilização e gerenciamento de solução de segurança para proteção contra softwares maliciosos nas estações de trabalho e para servidores que utilizam sistemas operacionais Microsoft Windows.
Solução de Inventário de Software e Hardware
Permite a coleta automática e visualização de informações detalhadas sobre estações de trabalho, notebooks e dispositivos móveis em uso no seu ambiente de TIC, além de acesso a console de gerenciamento e gestão do inventário do parque computacional do seu ambiente de TIC.
Solução de Armazenamento Corporativo
Possibilita armazenar e compartilhar arquivos, de forma centralizada, em um ambiente seguro, por meio da Rede de Comunicação Corporativa do Estado.
A solução de armazenamento também fornece integração com sistema automatizado de proteção contra ameaças (antivírus) e permite o registro das ações realizadas pelos usuários sobre os dados diretórios, fornecendo informações relevantes acerca das operações realizadas sobre os dados para procedimentos de auditoria.
Serviços de Cópia de Segurança
Compreende os serviços de configuração, programação e monitoramento da execução periódica do backup de dados (cópias de segurança) em servidores hospedados no Data Center da Celepar e em ambientes externos.
Inclui ainda a retenção dos dados armazenados no ambiente de Data Center da Celepar, com a redundância das cópias de segurança para fins de recuperação em caso de desastre, quando contratado.
Serviço de Rede Virtual Privada – VPN
Acesso remoto que interliga um computador em rede externa à rede corporativa estadual através de um canal criptografado. Essa conexão permite ao usuário ou equipamento externo o acesso a um ou mais recursos exclusivos para a rede do Estado do Paraná de forma identificada, controlada e segura.
A disponibilização do serviço é feita nas seguintes modalidades:
- Acesso Remoto VPN via Navegador Web (VPN WEB): O acesso pode ser por um navegador web;
- Conexão VPN Site-to-Site: implantação e configuração de uma conexão virtual privada entre uma rede externa do cliente e a rede corporativa do Estado do Paraná através da Internet.
Serviço que atende as demandas de implementação de novas soluções, adaptações em sistemas de informação, além da absorção de soluções desenvolvidas por outras organizações. Abrange gestão do projeto, desenvolvimento de requisitos negociais, análise, projeto, construção e implantação da solução.
Solução de software especialista com objetivo de gerenciar e operacionalizar o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) regulamentado pelo Ministério da Saúde.
O produto possibilita o controle de solicitação, avaliação e autorização e dispensação de medicamentos em todos os seus estágios, incluindo o monitoramento clínico dos pacientes conforme protocolos padronizados.
Possibilita a gestão de todos os processos legais que envolvem a autuação de infrações de trânsito, abrangendo cadastramento, notificação, imposição, diversas instâncias de recursos, arrecadação e distribuição financeira. O Sistema de Gestão de Infrações de Trânsito baseia seus procedimentos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e é composto pelos seguintes módulos funcionais:
- Cadastramento das infrações;
- Notificação da infração;
- Processos;
- Identificação do condutor infrator;
- Defesa prévia;
- Imposição da penalidade;
- Instâncias de julgamento (JARI e CETRAN);
- Gestão financeira.
Detalhamento do serviço
Solução de Talonário Eletrônico (GIT MOBI)
O Talonário Eletrônico – GIT Mobi é um produto que possibilita a lavratura de autos de infração de trânsito pelo agente de trânsito por meio de smartphone.
O GIT Mobi também permite a consulta de veículos e condutores, registro de imagens, consulta e impressão de autos de infração, obtenção da assinatura do condutor e outras funcionalidades.
O sistema GIT Mobi é composto pelos seguintes módulos funcionais:
- Auto de infração;
- Resumo do auto de infração;
- Assinatura do condutor;
- Impressão do auto de infração;
- Envio do auto de infração através de SMS e/ou e-mail;
- Finalização do auto de infração;
- Solicitação de cancelamento/arquivamento do auto de infração;
- Utilização de imagens;
- Módulo administrativo.
Serviço composto pelo desenvolvimento de portal Internet e Intranet, serviço de hospedagem e sustentação.
Essa solução proporciona total autonomia na divulgação de informações, garantindo performance e facilidade na manutenção.
O serviço de hospedagem disponibiliza espaço nos servidores web alocados no data center da Celepar, garantindo ao usuário o carregamento do portal de forma rápida e confiável.
A sustentação abrange a manutenção evolutiva, alterações e desenvolvimento de novas integrações com sistemas.
Detalhamento do serviço
Produto responsável pela transformação digital dos protocolos de recursos de auto de infração e de CNH.
Atua junto à área de habilitação nos processos administrativos de suspensão e cassação de CNH realizando o cadastramento, instrução, análise e finalização de Defesa Prévia, recurso à JARI e recurso ao CETRAN.
É uma aplicação WEB para gestão operacional de unidades públicas de assistência de saúde, atendendo hospitais, prontos-socorros, clínicas ambulatoriais, laboratórios, farmácias, centros de diagnósticos por imagem e demais unidades de saúde que operam segundo as regras do SUS.
Esta solução também pode operar de forma integrada com Gestão de Regulação de Assistência de Saúde, o qual possibilita a estruturação dos procedimentos de programação, regulação de acesso, auditoria e faturamento conforme regras do SUS.
Detalhamento do serviço
Os serviços prestados têm como finalidade assegurar a adequada operação de sistemas de
informação, sejam eles mantidos pela equipe técnica da CELEPAR ou, ainda, por outros
fornecedores.
Fazem parte dos Serviços de Operação e Gestão de Soluções:
- Operação, Suporte e Sustentação de Sistemas de Informação. (Variável)
- Melhoria Contínua De Sistemas
É uma solução de software especialista com objetivo de gerenciar e operacionalizar a regulação de assistência pré-hospitalar prestada pelo serviço do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) regulamentado pelo Ministério da Saúde, visando o atendimento móvel de ocorrências solicitadas diretamente pelo cidadão pelo Telefone 192 ou por Unidades de Pronto Atendimento para transporte inter-hospitalar.
A Solução provê aos usuários acesso ao Correio Eletrônico, Mensageiro Instantâneo, Agenda, Catálogo de Endereços Institucional e Pessoal, Armazenamento e Compartilhamento de Arquivos em um único ambiente, hospedado no Data Center do Estado do Paraná.
O Expresso Livre é uma solução em comunicação corporativa e colaborativa adotada pelo Governo do Estado do Paraná.
C) Soluções de Suporte à Operação
A Celepar oferece uma ampla gama de serviços de TIC formatados com o objetivo de dar suporte à operação dos serviços públicos.
A Central de Atendimento Celepar oferece diversas soluções em atendimento, de forma contínua e por multicanais: e-mails, formulários, autoatendimento, chatbots, URA (Unidade de Resposta Audível), Fale Conosco, atendentes virtuais e telefonia.
Uma equipe especializada participará desde a gestão até a operação dos serviços, passando pela modelagem, construção e monitoria de tarefas. Em todas as operações é realizada a análise contínua voltada à melhoria dos processos e ferramentas.
Os serviços de Gestão de Ambientes de TIC garantem a segurança da informação e a disponibilidade e funcionamento adequados do ambiente de TIC do cliente por meio de boas práticas na administração do ambiente e suporte tecnológico. Eles incluem:
Administração e Suporte de Ambientes de TIC: Administração de ambientes, serviços integrados de suporte aos usuários e supervisão de equipe e serviços.
Apoio à Gestão de TIC: Suporte, sob coordenação do gestor do serviço da Celepar, às atividades relacionadas à gestão de ambientes de TIC do cliente.
Melhoria Contínua de Ambientes de TIC: Orientação técnica para adequações da infraestrutura lógica, como cabeamento e ativos de rede, computadores, softwares, soluções desenvolvidas pela Celepar para gestão de ambientes de TIC e a atualização da documentação dos ambientes.
Ambiente central de processamento (data center) voltado para as necessidades dos sistemas de informação de caráter corporativo, de alta complexidade, que geram grandes volumes de acesso a dados. Ele é composto por:
Soluções de Processamento
Virtual Machine x86: Servidor virtual indicado para atender qualquer necessidade de processamento.
Virtual Machine RISC: Servidor virtual indicado para demandas de processamento de alto desempenho, normalmente utilizadas para bancos de dados de grande capacidade.
Cloud Container: Indicado para demandas de soluções escaláveis que proporcionam maior agilidade no desenvolvimento, normalmente utilizado em novos projetos de softwares, aplicativos e microsserviços.
Armazenamento de Dados
Armazenamento em bloco em equipamento de alta disponibilidade e performance para sistemas que exigem alta taxa de leitura e escrita em disco.
Compartilhamento NAS: Armazenamento em nível de arquivo em equipamento de alta disponibilidade e volumetria, para dados de aplicativos não estruturados que necessitam de grande volumetria e compartilhamento entre sistemas.
Servidores de aplicação
Recursos de software para composição da solução personalizada em ambiente heterogêneo para o projeto do cliente.
- Servidor de aplicação IIS, Apache, PHP e Nginx;
- Servidor de aplicação WildFly;
- Servidor de banco de dados ORACLE ou MS SQL Server (subscrição);
- Servidor de banco de dados POSTGRESQL e MySQL;
- Servidor de banco de dados NoSQL: MongoDB e Redis.
Suporte
Suporte técnico especializado em apoio ao cliente enquanto utilizar os serviços de infraestrutura de processamento e armazenamento contratados.
Oferta de suporte técnico aos usuários, auxiliando na solução de problemas relacionados ao uso de recursos do Ambiente de TIC, além de prestar orientações sobre as soluções disponibilizadas pela CELEPAR.
As principais atividades que compõem o serviço são:
- Orientação técnica aos usuários em situações diárias relacionadas ao uso do ambiente de TIC;
- Apoio para instalação, configuração, suporte a software, sistemas e aplicativos em geral;
- Ações para restabelecimento do funcionamento em caso de falha em softwares ou sistemas;
- Atividades técnicas para possibilitar o uso de periféricos, tais como impressoras, escâneres ou leitores;
- Utilização e compartilhamento de recursos em redes locais em estações de trabalho.
Solução baseada em software a qual permite realizar chamadas telefônicas através da Rede Corporativa e da Internet, utilizando a tecnologia VoIP.
Este serviço é composto por um PABX virtual integrado a um sistema de roteamento de chamadas que permite interligar diversos PABX entre si e a Rede Pública de Telefonia.
É composto pelos seguintes módulos funcionais:
- PABX Virtual CELEPAR;
- Aplicativo Webcom Phone;
- Central de Atendimento – Call Center;
- Unidade de Resposta Audível – URA.
D) Outros Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação
São serviços formatados para prover, de forma confiável e segura, a conectividade, comunicação e colaboração para os usuários do serviço, provendo acesso desde seu ambiente computacional local aos sistemas de informação hospedados pela Celepar e a outros sistemas conectados.
O serviço de acesso WI-FI disponibiliza aos usuários de dispositivos móveis o acesso à rede local, bem como à Rede Corporativa do Estado e à Internet.
Projetado para interagir com usuários através de canais de comunicação como Chatweb e Whatsapp, com envios de mensagens ou respostas a perguntas pré-cadastradas em árvores de FAQs.
Pode ser integrado a várias plataformas como sites, sistema web, aplicativos de mensagens entre outros.
É serviço gerenciado de rede local sem fio (WLAN) que opera integrada na rede local do cliente, com foco na segurança da informação e controle de acesso à internet. A solução inclui equipamentos de ponto de acesso Wi-Fi, um sistema controlador de acesso e filtro de conteúdo, além de serviços de suporte técnico, monitoramento e manutenção, visando proteger a rede contra acessos não autorizados e garantir a segurança da comunicação e dos dados transmitidos.
Software que possibilita a captura, centralização, guarda, gerenciamento e disponibilização do acervo de documentos da instituição. É recomendado para manter o controle de documentos com valor legal, fiscal, administrativo ou técnico. Produto ideal para quem possui grandes volumes de documentos físicos a serem digitalizados ou acervo de documentos eletrônicos gerados em outros sistemas a serem mantidos disponíveis para gestão arquivística documental.
É uma solução de software as service (SaaS) destinado a geração de código georreferenciado no padrão Google Plus Code para associar uma pessoa que reside na área rural e não possui CEP com número dos Correios definido. Este código pode ser usado para diversos cadastros como endereço para encontrar o domicílio de pessoas e a sede de empresas rurais.
O produto possibilita cadastrar as manifestações e acompanhar os trâmites e providências dos atendimentos prestados aos cidadãos pela Ouvidoria.
O Produto simplifica o processo de prestação de contas dos recursos financeiros recebidos pelas unidades prestadoras, bem como o planejamento, o registro e o controle das despesas efetuadas pelas entidades.
Produto voltado para ao segmento de Comunicação e Colaboração. É uma solução completa para a exibição de conteúdo digital em local controlado, composto por sistemas, vídeos digitais prontos e equipamentos.
O Produto automatiza processos seletivos simplificados, objetivando o cadastro, inscrição, classificação, convocação, acompanhamento das contratações, em ambiente Web. Possibilita a realização de cadastro pelo próprio cidadão, permitindo a escolha das contratações previstas e acompanhamento do processo pelos gestores através da geração de relatórios.
Plataforma Integrada, composta por um Aplicativo para divulgação da oferta turística e coleta de informações, e um Painel de Gestão, com funcionalidades disponibilizadas para apoiar o Gestor Público no processo de tomada de decisão.