Em um ano desafiador, Celepar desenvolve e implementa inúmeras soluções inovadoras

Em 2021, ano em que a empresa completou 57 anos de história, a Celepar desenvolveu diversas soluções, onde muitos projetos saíram do papel e ganharam vida, desde aplicativos, sistemas e novos portais.
Publicação
28/12/2021 - 17:24
Editoria

A Celepar recebeu uma grande missão do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, de transformar o Paraná no Estado mais inovador do país. Nessa linha, a empresa busca desburocratizar, descomplicar e trazer mais qualidade de vida em serviços ao cidadão.

Num 2021 desafiador, oportunidade em que a empresa completou 57 anos de história, a Celepar desenvolveu diversas soluções, onde muitos projetos saíram do papel e ganharam vida, desde aplicativos, sistemas e novos portais. Além disso, projetos já consolidados receberam novidades e também melhorias.

"Por intermédio da expertise de grandes mentes em nossa companhia, a união entre os nossos clientes dentro do Estado bem como as inúmeras parcerias realizadas ao longo deste ano, conseguimos em meio a pandemia transformar desafios em novos serviços. Além disso, evoluímos diversas soluções já consolidadas, e estamos fomentando conexões com o nosso ecossistema de inovação paranaense", informou o presidente da Celepar, Leandro Moura.

PIÁ

Um dos projetos consolidados da Celepar ao Governo do Estado é o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), que atingiu neste ano a marca de 500 mil usuários cadastrados. No portal, os cidadãos podem acessar mais de 680 serviços estaduais de forma digital em um único canal de diálogo que atende as demandas da população paranaense.

A sigla é uma referência ao termo paranaense usado para designar meninos. O sistema possui níveis de informações personalizadas para cada pessoa. Caso o usuário informe o seu CPF, o nível de customização aumenta, a partir do momento em que o PIÁ passa a saber exatamente com quem está se comunicando. A plataforma responderá ao cidadão e, consequentemente, com o tempo, ganha mais recurso

Entre os serviços mais acessados no PIÁ, neste ano, estão consultas de exames laboratoriais de análises clínicas, que podem ser pesquisados pelo cidadão e também médicos de algumas instituições de saúde em Curitiba, Lapa, Maringá e Ponta Grossa. No total, foram mais de 200 mil solicitações.

Evolução e melhorias

A Celepar finalizou recentemente um projeto de atualização tecnológica do NAS Corporativo, que garante mais espaço e também agilidade para a utilização de dados em sistemas que proporcionam serviços ao cidadão.

"Quando falamos em tecnologia, temos que pensar também em melhorias de infraestrutura, para que as nossas soluções ao cidadão ganhem performance e agilidade. Este projeto ilustra exatamente isso, com mais espaço em armazenamento de dados, ganhamos também espaço para novos serviços digitais à população", ressaltou o presidente da Celepar, Leandro Moura.

Este serviço de armazenamento corporativo atende a todos os clientes da Celepar, bem como diversas soluções do governo, como a de correio eletrônico Expresso, o sistema de protocolo eletrônico E-Protocolo, o sistema de Gestão Ambulatorial e Hospitalar do SUS (GSUS) e muitos outros, além de estar disponível na rede de computadores por todo o Estado do Paraná.

Na linha da evolução, projetos já consolidados como o Nota Paraná e o aplicativo Escola Paraná receberam novas versões em seus aplicativos, com foco na experiência de seus usuários e disponibilizando ainda mais serviços.

Já o aplicativo 190 recebeu o Botão do Pânico Virtual, serviço destinado a mulheres que possuem medidas protetivas expedidas judicialmente contra outras pessoas, com o objetivo de trazer mais segurança e agilizar a forma de acionamento das forças policiais no combate à violência contra a mulher paranaense.

Para atender as demandas da sociedade, é necessário também efetuar reestruturações internas. Um exemplo que ilustra isso foi a criação de uma área de Internet das Coisas (IoT), dentro da gerência de inovação. A área foi oficialmente estruturada em junho e é composta por especialistas que estarão focados em buscar soluções para governo neste universo promissor, em especial com a vinda do 5G para o Brasil.

Formas de desenvolver novas soluções

A Celepar tem dentro de suas missões, descomplicar a vida do cidadão paranaense. Para atingir esse objetivo, são inúmeras formas e metodologias aplicadas em sprints e workshops, para entender a necessidade que um determinado órgão do Estado possui, construindo coletivamente alguma solução, e pensando tanto na facilidade da gestão da administração pública, quanto na população.

Esta abordagem procura ouvir e envolver os colaboradores das secretarias ou órgãos que solicitam os serviços da Celepar para entender os desafios a serem solucionados, e assim, a equipe encarregada busca insumos no público que será beneficiário dessas melhorias: o cidadão e outros entes da sociedade.

Exemplos de novas soluções

Um dos exemplos aconteceu no início de março deste ano, o aplicativo PRPREV da Paranaprevidência foi lançado para aposentados e pensionistas usuários do serviço. O desenvolvimento do app foi realizado pela Celepar, a partir de um sprint online no ano passado, com equipes multidisciplinares que buscaram identificar os desafios da Paranaprevidência.

Por falar em aplicativo, a Celepar lançou este ano em conjunto com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) o app BRDE, solução que possibilita aos usuários acessarem as principais funcionalidades do banco de forma digital.

A empresa criou também soluções para diversas pastas governamentais, como os setores de trânsito, agricultura, cultura, educação, fazenda, justiça, segurança e saúde.

No campo de sites, o portal do Detran foi reformulado com um sistema integrado que traz melhorias nos serviços ofertados para o cidadão. A Junta Comercial do Paraná e a Agência Reguladora do Paraná também tiveram novos sites desenvolvidos pela Celepar.

Entre os aprimoramentos estão a criação de uma área autenticada para o usuário; novo sistema controlando todo o acesso aos serviços ofertados pelo órgão; informações personalizadas para o cidadão na área autenticada do portal; maior inteligência nos processos de serviços disponibilizados; ampliação dos serviços online; novo buscador com inteligência artificial; e novo sistema que concentra os acessos às informações e serviços advindos dos diversos meios disponíveis de atendimento do Detran-PR.

Na área da saúde, a companhia trouxe mais agilidade e facilidade em atendimentos dos sistemas do Samu, bem como na iniciativa Farmácia Paraná Digital, um serviço online desenvolvido pela Celepar em parceria com a Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) que pode ser acessado pelo Paraná Inteligência Artificial (PIÁ) e permite a solicitação de medicamentos fornecidos pela Farmácia do Estado de maneira 100% virtual, com análise de documentação e adequação dos medicamentos, além do registro e agendamento do dia e horário para buscar os remédios.

Parcerias

Para conseguir atingir a missão dada à Celepar pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior, de transformar o Paraná no Estado mais inovador do país, a empresa uniu esforços com outras instituições para ofertar novas soluções ao cidadão paranaense.

"Para atingirmos esse objetivo, é essencial a união entre as iniciativas pública e privada no caminho da inovação para quebrar barreiras e oferecer serviços assertivos à nossa população”, reforçou Moura.

Nesta linha, a empresa firmou parcerias inéditas com a Hotmilk, aceleradora do setor acadêmico da PUCPR, com o Instituto de Cidades Inteligentes (ICI), além de clientes dentro do próprio governo como a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Tecpar, e também com municípios paranaenses.

Próximos passos

No radar da Celepar, outras iniciativas encontram-se em desenvolvimento para oferecer ainda mais serviços ao cidadão e aumentar a possibilidade de novas parcerias. Como por exemplo, o projeto de internacionalização da Celepar, com escritórios no Vale do Silício e Portugal, e também o Celepar Land.

Esta iniciativa será um centro tecnológico de estímulo e práticas que promovam a inovação e inteligência, em diferentes frentes, contemplando oportunidades desde a formação inicial até a aceleração para o mercado de trabalho e inclusão social, com atividades educativas totalmente gratuitas, disponíveis para a população paranaense principalmente das pessoas que ainda não fazem parte do mundo tecnológico.

O projeto foi apresentado este ano em Brasília para o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, com o intuito de conseguir acesso a fundos específicos de financiamento desta iniciativa.