Conhecimento da empresa é compartilhado com congêneres estatais, buscando novas oportunidades de parceria e melhores serviços à sociedade
Em evento promovido ontem pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP), a Celepar apresentou projetos que tem como base a tecnologia de inteligência artificial para agilizar processos e oferecer novas possibilidades de serviço públicos.
Dentre os projetos apresentados, estava o Paraná Inteligência Artificial (PIÀ), que reúne mais de 600 serviços estaduais de forma digital ao cidadão, bem como o uso de Business Intelligence (BI) com informações estratégicas para a tomada de decisão por parte da administração pública. Além dele, uma iniciativa que utiliza inteligência artificial para verificar informações de fornecedores que desejam participar de licitações no Estado também foi explanado, que pode agilizar o trâmite deste processo. Também foi apresentado um modelo preditivo para identificar condutores com chance de possuírem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o que pode auxiiar os órgãos pertinentes na gestão de trânsito.
Continuidade
Após a palestra, o presidente da Celepar e vice-presidente de tecnologia da ABEP, Leandro Moura, aproveitou para propor a criação de um grupo de trabalho com o tema inteligência artificial entre as empresas públicas de tecnologia estatais, buscando novas oportunidades de oferecer serviços que utilizem essa tecnologia.
"Esse é um passo muito importante para a consolidação das parcerias entre congêneres com um objetivo maior, oferecer serviços públicos utilizando a inteligência artificial de forma integrada, e, também, compartilhar a expertise de cada Estado num aprendizado conjunto, pensando na evolução destes serviços", enalteceu Moura.
Inovação e comunicação
Uma das ações para a continuidade dos trabalhos, foi a criação de duas diretorias inseridas na vice-presidência de tecnologia da ABEP, ambas com a participação e condução da Celepar. São elas, a diretoria de inovação, com a responsabilidade de buscar novas tendências tecnológicas, conexões e formas de propor soluções inovadores no setor público, com a condução de André Telles.
Conduzida por Gilsemara Priandi, a outra diretoria é voltada a comunicação organizacional, e tem como missão atuar na gestão de relacionamento com as diferentes esferas públicas governamentais, tanto interna, quando externamente, para otimizar a sintonia de interesses e alinhar objetivos entre as empresas públicas de tecnologia estaduais.
ABEP
Desde 1977, ano de sua criação, a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) atua na promoção e fortalecimento da cooperação entre suas associadas, participando efetivamente na formulação de políticas públicas de TIC, nas diversas esferas governamentais, buscando o fortalecimento da tecnologia pública como instrumento de gestão, prestação de serviços e cidadania.