Experiência da Celepar a serviço da saúde é abordado em evento do Complexo de Saúde Erasto Gaertner

Soluções desenvolvidas pela empresa e também projetos em andamento foram apresentados em painel no último sábado
Publicação
28/10/2021 - 09:43
Editoria

A atuação da Celepar com soluções voltadas à saúde foi discutida no evento VIII Jornada de Cuidados Paliativos, promovido pelo Complexo de Saúde Erasto Gaertner,  realizado nos dias 22 e 23 de outubro. Além disso, a parceria entre as instituições foi abordada durante o encontro no auditório da Celepar.

"A tecnologia é uma grande aliada da saúde, desenvolvemos soluções pensando sempre em trazer mais conforto e qualidade de vida às pessoas. Enxergamos na parceria com o Complexo de Saúde Erasto Gaertner, uma experiência que pode deixar um grande legado para sempre", informou o presidente da Celepar, Leandro Moura.

“Há um bom tempo temos a satisfação de contar com a importante parceria da Celepar em diversas iniciativas de conscientização da população sobre o combate ao câncer.  Essa união nos abre uma nova porta para promover mais um importante tema: os cuidados paliativos, os quais fazem parte da linha de cuidado integral que o Complexo de Saúde Erasto Gaertner presta aos seus pacientes”, reforçou o superintendente do Complexo de Saúde Erasto Gaertner, Adriano Lago.

Experiência e tecnologia aliadas da saúde

Representando a Celepar esteve a gerente de sistemas de informação da Celepar, Christianne Steil, que participou da mesa do painel Desafios à integralidade da Assistência em Cuidados Paliativos, oportunidade em que ela falou sobre Telemedicina,  segmento da Saúde que utiliza TIC e apresentando cases de aplicativos mobile desenvolvidos que possam apoiar a aproximação das pessoas, reduzir custos e tempo. 

Ela abordou também sobre a intenção de construção conjunta entre a Celepar, Hospice Erasto Gaetner e Hospital do Amor em Barretos, de um projeto de aplicativo mobile que busca facilitar o feedback e a comunicação, a avaliação e revisão de sintomas e o acompanhamento diário e ajustes rápidos no tratamento, assim como,  a capacitação dos pacientes e de seus cuidadores na prestação de cuidados paliativos.

Hospice

O Hospital Erasto Gaertner (HEG) inaugurou ano passado a primeira unidade de cuidados paliativos do sul do Brasil com atendimento SUS, o Hospice Erasto Gaertner. O termo “hospice”, do latim “Asylum”, e sem tradução para a Língua Portuguesa, pode ser utilizado para descrever um conceito de trabalho que busca proporcionar cuidados de saúde ativos e integrais à pessoa com doença grave, progressiva e que ameaça a continuidade de sua vida (sem possibilidade terapêutica curativa).

O principal objetivo do Hospice Erasto Gaertner é promover a qualidade de vida do paciente e de seus familiares através da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce de situações possíveis de serem tratadas, da avaliação cuidadosa e minuciosa e do tratamento da dor e de outros sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.

Evento

O ciclo de palestras teve como principal objetivo discutir a equidade no acesso aos cuidados paliativos e promover o cuidado ativo e total para pacientes com câncer que não respondem mais ao tratamento de cura, além de promover discussões multiprofissionais nos temas relacionados a cuidados paliativos e dor.

Voluntários, profissionais da saúde, acadêmicos e residentes das mais diversas áreas puderam aprender e debater on-line sobre os cuidados paliativos, que são muito importantes tanto para o controle da dor e de outros sintomas físicos como para os problemas psicossociais e espirituais, possibilitando uma melhor qualidade de vida, dentro do possível, para pacientes e familiares.