O Governo do Paraná apresentou o novo portal de acessos aos ecossistemas de inovação do Estado, o Inova Hub Paraná. Coordenado pela Superintendência Geral de Inovação (SGI), ligada à Casa Civil, o programa visa promover a inovação como um dos pilares para o desenvolvimento social e econômico.
O espaço disponibiliza em um só ambiente todas as iniciativas do Governo do Estado relacionadas à inovação, além de divulgar eventos e projetos do ecossistema paranaense. O Inova Hub Paraná permitirá que empresas possam apoiar a implementação de habitats e territórios que potencializem as vocações inovadoras. No projeto é possível mapear e conectar os principais ativos que compõem o ecossistema de inovação paranaense. O lançamento aconteceu durante o Viasoft Connect 2022, na Expo Unimed, em Curitiba, na última quarta-feira (22).
No portal é possível acessar o mapa do Estado dividido em seis regiões, com o levantamento das principais startups e quem compõem cada uma delas. Futuramente a plataforma irá disponibilizar também o mapeamento dos demais agentes de inovação como incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos e investidores da área.
Durante o encontro, dois painéis tiveram participação de órgãos da administração pública. O painel “Inovação Aberta Paraná” contou com a participação da Celepar e da Copel. “É um orgulho para a Celepar contribuir efetivamente com esse projeto de promover as iniciativas do governo que apoiam os ecossistemas de inovação do Estado”, afirmou Anibal André Antunes Mendes, diretor de Tecnologia da Celepar. “O InovaHub Paraná será mais uma oportunidade de fazermos a diferença e cumprir com o nosso propósito de impactar positivamente a vida do cidadão paranaense”, completou Mendes.
Para o superintendente de Inovação, André Telles, o Inova Hub Paraná tem como objetivo desenvolver uma conexão entre Governo, academia e mercado, as hélices do processo de inovação. “O Paraná tem investido muito em inovação e o Inova Hub é uma plataforma que corrobora com essa missão de conectar iniciativas que apoiam os ecossistemas de inovação no Estado, com iniciativas governamentais, como de empresas estatais, facilitando e permitindo o acesso às ações, projetos e iniciativas na área”, afirmou.