O Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), iniciativa apoiada pela Celepar, realizou dia 10 de dezembro a cerimônia de encerramento da edição 2020. Dos 162 projetos homologados, 43 foram premiados. Neste ano, 68 municípios inscreveram iniciativas, sendo que 36 foram contemplados, além de um Consórcio de Municípios. Mesmo com a pandemia do coronavírus, a 8ª edição foi a segunda com maior número de projetos e municípios inscritos, ficando atrás apenas da 7ª edição, realizada em 2019, em que participaram 79 municípios com 200 projetos inscritos.
O Troféu de Melhor do Ano foi concedido ao “Educárius EAD – Inovando o Ensino Infantil e Fundamental”, do município de Guaíra, no Oeste do Paraná. O projeto que venceu na categoria Tema do Ano – Empreendedorismo foi o “Voe Aceleradora de Negócios”, de Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Na área de Administração Tributária, o grande vencedor foi o “Transformando Patrimônio Público em Soluções, Infraestrutura e Qualidade de Vida a Toda Municipalidade”, realizado pelo município de Nova Esperança, no Norte Central. Por fim, o Troféu de Tecnologia e Inovação foi concedido ao “SIG Geo”, de Marechal Cândido Rondon, no Oeste paranaense.
A cerimônia de encerramento foi realizada na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), sendo que os prefeitos e os responsáveis pelos projetos participaram a distância, em seus respectivos municípios. Os troféus e certificados serão entregues posteriormente.
Realizada pela primeira vez de modo virtual, a premiação teve que se adaptar ao contexto da pandemia, uma vez que não era possível avaliar os projetos de forma presencial em todas as cidades. Desta forma, a maioria das análises de campo foram realizadas a distância, garantindo mais agilidade e segurança aos participantes.
Veja abaixo um resumo sobre os principais ganhadores da 8ª edição do PGP-PR.
Melhor do Ano
Com a chegada da pandemia e a impossibilidade de realizar aulas presenciais a partir do mês de março, a Prefeitura de Guaíra desenvolveu o Educárius EAD – Inovando o Ensino Infantil e Fundamental, que consiste em uma plataforma digital para organizar e disponibilizar videoaulas e atividades aos alunos da rede municipal de ensino em período pandêmico, elaborado com softwares livres, sem custos de licenças.
Tema do Ano
A Voe – Aceleradora de Negócios é voltada para os Microempreendedores Individuais de Ponta Grossa. Com uma metodologia inovadora, o programa é ofertado duas vezes ao ano, com duração de quatro meses, em que são realizados workshops e mentorias. No final do programa, as empresas se apresentam para uma banca e relatam as mudanças imediatas ou planejadas que contribuíram para o seu crescimento empresarial.
Administração Tributária
A Prefeitura de Nova Esperança desenvolveu o projeto Transformando Patrimônio Público em Soluções, Infraestrutura e Qualidade de Vida a Toda Municipalidade, em que foram levantados todos os bens da administração municipal, buscando vender imóveis e móveis do patrimônio público não utilizados para investir em diversas áreas necessitadas.
Tecnologia e Inovação
A principal finalidade do SIG Geo, de Marechal Cândido Rondon, é contribuir para a modernização da Administração Municipal de maneira escalável, com ênfase na melhoria da qualidade da informação por meio de sistemas de georreferenciamento e geoprocessamento. Foram utilizadas ferramentas livres e gratuitas, de modo a integrar a estrutura existente e utilizar dados da IPM (Sistemas de Gestão Pública).
Apoio
O PGP-PR é realizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) desde 2013, e conta com a participação especial da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) e do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), com patrocínio da Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná (OAB-PR), Rádio UniFM, Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), União de Vereadores do Paraná (Uvepar) e Zênite.
A premiação é apoiada pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR), Celepar, Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon/PR), Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública (PPGPGP), Receita Estadual, Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná e Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul (Sindifisco/RS), com apoio técnico do Sebrae.
Para mais informações sobre os projetos e sobre o prêmio, basta acessar este site.
Fonte: PGP-PR