RedeParaná
A solução RedeParaná surgiu com alternativa para o fortalecimento e a cooperação entre órgãos e gestores do Estado do Paraná, na busca por incentivar a captação, a geração e a disseminação de conhecimentos, por meio de um ambiente virtual de integração inspirado no funcionamento das redes sociais corporativas.
A iniciativa proposta pela Celepar ao Governo do Estado permite conectar um universo de milhares de servidores públicos e os órgãos estaduais, eliminando territórios hierárquicos e geográficos, facilitando a cooperação e a troca de experiências entre profissionais, captando e reutilizando esse conhecimento informal e, ainda, fomentando um ambiente de trabalho aberto e colaborativo.
A RedeParaná coloca em cena um serviço inédito para o Governo, pois possibilita a ampliação da comunicação dentro da administração pública, bem como o desenvolvimento de estratégias e ações capazes de gerar melhores condições para o desenvolvimento do Estado. Dessa forma, um beneficio social almejado é o reflexo do uso da RedeParaná na melhora da prestação dos serviços públicos.
O uso da plataforma colaborativa no Estado aproxima os servidores, agiliza a comunicação e diminui a necessidade de deslocamento para treinamentos, por concentrar uma base de conhecimento e mecanismos de comunicação visual. Com isso, o uso assertivo das funcionalidades da plataforma pode agir de forma significativa na melhoria contínua da gestão pública, promovendo a modernização de rotinas e o aumento da eficiência administrativa.
O objetivo é promover a melhoria da produtividade, colaboração e comunicação entre pessoas, ao permitir o uso e o acesso por qualquer dispositivo, a qualquer momento e em qualquer lugar.
A RedeParaná possui capacidade de personalização, por meio de mecanismos de integração de informações e serviços que podem ser customizados. O usuário pode transformar o seu dashboard pessoal, com janelas que acessam os sistemas necessários para a execução de suas tarefas diárias.
Um banco de talentos pode ser formado e permanecer à disposição dos gestores. Na página do Perfil, o usuário pode descrever em qual órgão e setor trabalha, seus meios de contato (e-mail, telefone...) e suas habilidades e competências.
Existe ainda a possibilidade de estabelecer-se uma rede de contatos profissionais dentro do próprio órgão e também entre órgãos do Estado, superando a hierarquia. Outros recursos, como blog, páginas, enquetes, eventos e links disponíveis no dashboard do grupo permitem que os usuários compartilhem informações, experiências e conhecimento profissional, ao proporcionar o alcance desse conteúdo com eficiência.
Grupos de discussão podem ser criados e são uma maneira de compartilhar informações com pessoas em um espaço privado. A configuração-padrão é fechada, o que significa que apenas os membros acompanham o que acontece naquele grupo. Os grupos também podem ser restritos por organização e pequenos grupos de pessoas selecionadas podem efetuar a troca privada de informações. Também é possível criar grupos abertos.
Nesse espaço é possível postar conteúdos, compartilhar arquivos, participar de discussões, tirar dúvidas, criar e responder a enquetes, entre outras atividades, sempre respeitando os critérios de privacidade definidos pelos administradores do grupo. Um grupo também tem a opção de ser restrito a servidores de apenas um órgão ou permitir a participação de servidores de diversos órgãos do Estado.
Ambiente de produção
- 01 servidor (virtualizado)
- 01 servidor de banco de dados
- 46G (NSA) de arquivos
Produtos:
- 1 portal corporativo que hospeda todas as intranets do Estado
- 6156 usuários cadastrados
- Atividades – área projetada para comunicação com a rede de contatos do usuário, na qual é possível adicionar contatos e publicar postagens
- Contatos – o usuário pode localizar e ser localizado na área de contatos e criar uma rede pessoal
- Grupos – recurso de criação de grupo de trabalho para concentrar e organizar conteúdos específicos, divulgar projetos e novidades e armazenar conhecimento
- Postagens – área de publicação de posts, informações, arquivos e links, na qual também é possível fazer comentários e receber retorno sobre o post
- Envio de arquivos – recursos para armazenar, enviar e/ou divulgar arquivos
- Indicação de links – recursos para armazenar e divulgar o endereço de uma URL
- Classificados – área para anunciar produtos e serviços aos usuários da RedeParaná
- Aniversariantes – módulo que exibe a relação de aniversariantes do dia e do mês para os contatos
- Pesquisa
- Foto do usuário
- Notificações
- Chat do Expresso – ferramenta on-line de mensagens instantâneas
- Banco de Horas – exibe o extrato do banco de horas dos empregados
- Cardápio Funcel – expõe o cardápio diário do restaurante
- Quase Acidente – formulário para registro de quase acidentes da CIPA
- Férias – apresenta uma listagem dos empregados em férias
- Aniversário – traz a lista dos aniversariantes
- T-Recebe – sistema de gestão de eventos e liberação de acesso para convidados, fornecedores e clientes
- Atividades – área de postagens dos contatos e grupos
- Sodexo – saldo e últimos gastos no vale-alimentação e vale-refeição
- Previsão do Tempo – informações do Simepar, com opção por cidade
- Classificados – anúncio de produtos e serviços
- Serviços e Ocorrências – tarefas pendentes e últimos acompanhamentos do gestor de demandas de ordens de serviços
- Expresso – últimas mensagens recebidas pelo correio eletrônico
- Agenda – exibe a agenda de eventos registrada no Expresso
- Programação do Guaíra – agenda do Centro Cultural do Teatro Guaíra
- Câmbio – cotação diária de moeda, extraída do site UOL Economia
- Usuários On-line – usuários que estão ativos na RedeParaná
- Correios – rastreamento da situação de entrega de objetos em trânsito
- Lista Telefônica – visualização e pesquisa de telefones do Governo
- Links Favoritos – relação de links de interesse do usuário
Colaboração:
- Amplitude e abrangência de uma rede social corporativa
- Recursos de socialização, como blog, atividades, grupos de discussão, enquetes etc
Integração:
- Integração com sistemas externos
Compartilhamento:
- Aumento da produtividade dos empregados nas organizações
Base de conhecimento:
- Repositório de documentos, informações e conhecimento
- Centralização de conteúdos e aplicativos
Base de talentos:
- Informações sobre aspectos profissionais e pessoais
Comunicação:
- Ampliação do relacionamento corporativo
- Comunicação instantânea, utilização de canais diversos, como chat, videoconferência, sala de reuniões virtuais etc
Segurança:
- Autenticação única para acesso a aplicativos diversos
- Controle sobre segurança, governança e privacidade
Dinamismo:
- Agilidade na manipulação de documentos pessoais e corporativos
- Aumento da produtividade dos empregados nas organizações
- Personalização e customização
- Atendimento de milhares de usuários em sua diversidade
Governança:
- Flexibilidade na criação de políticas de uso
- Gestão de projetos, tarefas, atividades e agenda
- Padronização em processos e visualização de dados e métricas
Mobilidade:
- Ampliação de acesso, que pode ser de qualquer dispositivo, a qualquer momento e de qualquer lugar
- Migração das 13 intranets existentes em formato de portal para a RedeParaná
- Início do processo de utilização pelos órgãos que não têm intranet