Em uma iniciativa de inclusão digital, 92 idosos participaram de mais uma edição do workshop de tecnologia promovido pela Celepar em parceria com a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Realizado em duas turmas, nos dias 22 e 23 de agosto, o curso teve como objetivo capacitar os participantes no uso de smartphones, oferecendo instruções sobre funções básicas e a oportunidade de aprimorar suas habilidades com esses dispositivos.
O workshop, conduzido por especialistas da Celepar, abordou temas como o envio de mensagens, o uso da câmera, e a navegação em redes sociais. Além disso, os idosos aprenderam a utilizar aplicativos do governo do estado, como Farmácia do Paraná, Menor Preço, app 190 e o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), que facilitam o acesso a serviços públicos e informações.
A aposentada Ivonir de Oliveira Carraro, de 76 anos, destacou a importância de se manter atualizada com as novas tecnologias. "Eu gostei bastante de vir. Achei interessante porque a gente sempre aprende algo novo, como usar o QR code para salvar um contato. Pretendo participar de outras edições do curso porque a tecnologia muda todo dia e a gente tem que acompanhar", afirmou. Ivonir também ressaltou a importância das ferramentas digitais para evitar golpes, recomendando o curso a outras pessoas.
Nelson Argente, de 66 anos, também aposentado, contou que o curso o ajudou a se conectar melhor com seus familiares. "Achei o curso ótimo! Aprendi a tirar fotos, usar o WhatsApp. Eu não sabia mexer direito no celular e agora vou poder falar com meus familiares. Lá em casa quase ninguém ensina, agora consigo me virar melhor e o que aprendi vou passar para um amigo meu de 65 anos que também não sabe muita coisa", relatou.
Dolores Zilma, de 60 anos, destacou o valor do conhecimento adquirido. "Hoje eu aprendi a usar o QR code, foi muito bom, eu nem sabia o que era isso. Esse curso é importante pra gente não ficar dependendo de outras pessoas", afirmou.
A presidente do Instituto Tecnologia e Dignidade Humana, Cineiva Campoli Paulino Tono, que já participou do curso como aluna, destacou o quanto aprendeu, apesar de sua familiaridade com a tecnologia. Agora, ela pretende ampliar o alcance da iniciativa, levando-a para discussão no Senado e na Câmara dos Deputados, para que mais pessoas possam se beneficiar. "A inclusão digital promovida pela Celepar é referência nacional. Como cidadã paranaense, agradeço à Celepar e à Alep por acolherem esse trabalho tão importante, do qual mais idosos precisam ter acesso", afirmou.
Edson Prackzik, colaborador da Celepar e um dos instrutores do curso, ressaltou o impacto positivo da capacitação. "Acredito que a palavra que resume essa ação seja autonomia. O curso proporcionou aos idosos autonomia para que eles consigam tirar proveito da tecnologia e das ferramentas criadas pela Celepar, disponíveis pelo governo do Estado", explicou.
O sucesso do workshop reforça a importância de iniciativas que busquem garantir que a população idosa tenha acesso ao conhecimento necessário para utilizar a tecnologia de forma segura e eficiente, promovendo inclusão e autonomia em um mundo cada vez mais digital.
PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL – A Celepar já promoveu treinamentos em tecnologia para aproximadamente 15 mil idosos em 97 municípios paranaenses. A iniciativa faz parte do Programa de Inclusão Social e Digital da Pessoa Idosa, criado pela companhia em 2013.