Abep participa das discussões sobre a implantação do Documento Nacional de Identificação (DNI) 22/01/2018 - 18:20

Com o propósito de inserir a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC (Abep) nas discussões sobre a implantação do Documento Nacional de Identificação (DNI) que vai reunir RG, CPF e Título de Eleitor em um único documento, o presidente da Celepar e do Conselho de Associadas da entidade, Jacson Carvalho Leite, participou na última terça-feira (16), em Brasília, de duas reuniões de trabalho sobre o assunto.

A primeira foi no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pela manhã, coordenada por Maria Tereza Uille Gomes, membro do Conselho Nacional de Justiça e integrante do Comitê Gestor da Identificação Civil Nacional – responsável pela implantação do documento. A outra, no período da tarde, foi no Ministério Público Federal (MPF), coordenada pela procuradora geral da República, Raquel Dodge. Em ambas houve a participação de representantes da Casa da Moeda.

A liderança de Jacson Leite na Abep, bem como sua atuação em Brasília junto ao CNJ e a Procuradoria Geral da República (PGR), o situam como um dos principais interlocutores das empresas estaduais de TIC neste processo voltado à implantação do Documento Nacional de Identificação. A gestão de Leite à frente da Celepar também foi fundamental para que o Paraná fosse um dos primeiros estados a integrar suas bases de dados biométricos com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fundamental para a validação de identificação dos cidadãos para a emissão do documento.

Segundo o presidente, a participação das empresas estaduais dará agilidade e segurança ao processo, na medida em que elas, por meio do uso da tecnologia da informação e comunicação, são integradoras de informações, principalmente das bases estaduais biométricas, item essencial à geração do novo documento. “No Paraná a base biométrica integrando o Instituto de Identificação e o Detran chega próxima a 7 milhões de cidadãos, cujos dados estão hospedados no data center da Celepar”.

O diretor de tecnologia da informação e comunicação da Celepar, Danilo Scalet, também participou das duas reuniões.

GALERIA DE IMAGENS