O aplicativo Paraná Agro, desenvolvido pela Celepar em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e suas entidades vinculadas, é mais uma opção oferecida pelo Sistema Estadual da Agricultura (Seagri) para facilitar o acesso de produtores e dos interessados pela agropecuária paranaense.
“Começamos com informações atualizadas diariamente de preços de produtos praticados nas mais diversas regiões do Estado, além de dados da produção paranaense, do Valor Bruto de Produção e dos preços de terras para cada um dos municípios”, disse a economista do Departamento de Economia Rural (Deral), Larissa Nahirny, uma das que trabalharam na concepção da ferramenta. “Aos poucos novos dados e serviços serão acrescentados possibilitando a todos uma visão mais ampla da agropecuária estadual”.
Além das informações ligadas à produção, que são sistematizadas pelos técnicos do Deral, o aplicativo oferece aos detentores de animais de produção mais uma possibilidade para fazer a atualização cadastral, que é obrigatória e deve ser concluída até o dia 30 de junho perante a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). Nesse caso, o usuário precisa ter login e senha da Central de Segurança do Estado, que darão acesso à página de atualização por meio do aplicativo.
Dentre os serviços disponíveis no app estão o acompanhamento diário em tempo real da cotação do mercado agrícola, previsão do tempo e também cotação do dólar. É possível consultar de forma simples e fácil estatísticas da produção agropecuária, bem como o histórico do valor bruto de produção e preço das terras dos municípios paranaenses e realizar a atualização de rebanhos de forma descomplicada.
“A modernidade está chegando com rapidez ao campo, onde dezenas de aplicativos, sistemas, serviços e equipamentos de alta tecnologia já estão sendo usados”, disse o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. “O serviço público precisa acompanhar os avanços, por isso lançamos esse aplicativo com o propósito de, futuramente, ampliarmos com informações sobre a infraestrutura de atendimento aos produtores e à comunidade rural e sobre as entregas que o Estado faz à sociedade para garantir a segurança alimentar e nutricional”, acrescentou.
Para baixar o aplicativo, basta acessar o Google Play ou a Apple Store.
Fonte: Agência Estadual de Notícias - AEN/PR