Boletins de ocorrência já podem ser registrados pela internet no Paraná. Solução foi desenvolvida em conjunto pela Celepar e Polícia Civil 02/09/2011 - 14:49
Até às 14h30 desta sexta-feira (02), foram realizados 364 registros, com 345 confirmações. Este é o resultado do início do funcionamento da Delegacia Eletrônica no Paraná. O serviço que entrou em operação ontem, permite ao cidadão fazer boletins de ocorrência pela internet, foi apresentado no Palácio das Araucárias pelo governador em exercício Flávio Arns e pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar.
Nesta primeira fase, a Delegacia Eletrônica recebe registros de extravio de documentos, aparelhos eletrônicos (como celulares e notebooks) e de dinheiro – que representam cerca de 30% das ocorrências registradas em delegacias. O cidadão também pode utilizar o serviço para apresentar denúncias. O endereço é www.delegaciaeletronica.pr.gov.br. O acesso ao sistema também pode ser feito através de link no site do Governo do Estado (www.pr.gov.br ou xoops.celepar.parana/v3/cel_celepar2018).
Para Arns, a Delegacia Eletrônica representa modernidade, segurança e agilidade nos serviços prestados pela Polícia Civil do Paraná. “Das 260 mil ocorrências registradas nas delegacias paranaenses no primeiro semestre deste ano, 30% são relacionadas aos serviços ofertados pelo novo sistema. Com isso, estimamos que mais de 160 mil pessoas por ano não precisarão mais se deslocar até uma delegacia para fazer a queixa”, disse.
A iniciativa é parte do Programa Paraná Seguro, lançado no dia 16 de agosto pelo governador Beto Richa, e que reúne diversas medidas para a melhoria da área da segurança pública no Estado.
O secretário de Segurança disse que a partir da informatização de todo o sistema de segurança do Estado poderá liberar mais policiais que trabalham em funções administrativas para atuar nas ruas, no combate à violência. “O investimento nessa área demorou a chegar aos paranaenses e reflete parte do desmantelo em que a Segurança Pública foi deixada. Com o Programa Paraná Seguro, vamos reverter este quadro, prestando serviço com melhor qualidade à população”, disse.
Os registros on-line são analisados por policiais, que os direcionam às delegacias responsáveis para dar início às investigações. “Estamos interligados a outras bases de dados, como a do Instituto de Identificação e a do Detran, o que permite conferência imediata das informações digitadas”, explica o delegado Eduardo Castella, responsável pela Delegacia Eletrônica.
A relação de crimes que podem ser registrados pela internet será ampliada gradualmente. O serviço deve diminuir o fluxo de pessoas em delegacias, o que vai facilitar o trabalho dos policiais. Com a implantação do serviço no Paraná, apenas Piauí, Minas Gerais, Roraima e Rio Grande do Norte ainda não têm o boletim eletrônico em funcionamento.
Nesta primeira fase, a Delegacia Eletrônica recebe registros de extravio de documentos, aparelhos eletrônicos (como celulares e notebooks) e de dinheiro – que representam cerca de 30% das ocorrências registradas em delegacias. O cidadão também pode utilizar o serviço para apresentar denúncias. O endereço é www.delegaciaeletronica.pr.gov.br. O acesso ao sistema também pode ser feito através de link no site do Governo do Estado (www.pr.gov.br ou xoops.celepar.parana/v3/cel_celepar2018).
Para Arns, a Delegacia Eletrônica representa modernidade, segurança e agilidade nos serviços prestados pela Polícia Civil do Paraná. “Das 260 mil ocorrências registradas nas delegacias paranaenses no primeiro semestre deste ano, 30% são relacionadas aos serviços ofertados pelo novo sistema. Com isso, estimamos que mais de 160 mil pessoas por ano não precisarão mais se deslocar até uma delegacia para fazer a queixa”, disse.
A iniciativa é parte do Programa Paraná Seguro, lançado no dia 16 de agosto pelo governador Beto Richa, e que reúne diversas medidas para a melhoria da área da segurança pública no Estado.
O secretário de Segurança disse que a partir da informatização de todo o sistema de segurança do Estado poderá liberar mais policiais que trabalham em funções administrativas para atuar nas ruas, no combate à violência. “O investimento nessa área demorou a chegar aos paranaenses e reflete parte do desmantelo em que a Segurança Pública foi deixada. Com o Programa Paraná Seguro, vamos reverter este quadro, prestando serviço com melhor qualidade à população”, disse.
“A Delegacia Eletrônica veio para facilitar a vida do cidadão, ao mesmo tempo que libera o agente policial para sua função especifica, a de investigação. É para isso que existe a tecnologia”, avaliou o diretor administrativo-financeiro da Conpanhia de Informática do Paraná, Lucio Alberto Hansel, que representou o presidente Jacson Carvalho Leite no evento. Ainda segundo Hansel, a solução desenvolvida pela Celepar gera economia para ambos agentes, “população e Estado ganham em eficiência, ou seja, há economia de recursos, tanto humanos como financeiros”.
Os registros on-line são analisados por policiais, que os direcionam às delegacias responsáveis para dar início às investigações. “Estamos interligados a outras bases de dados, como a do Instituto de Identificação e a do Detran, o que permite conferência imediata das informações digitadas”, explica o delegado Eduardo Castella, responsável pela Delegacia Eletrônica.
A relação de crimes que podem ser registrados pela internet será ampliada gradualmente. O serviço deve diminuir o fluxo de pessoas em delegacias, o que vai facilitar o trabalho dos policiais. Com a implantação do serviço no Paraná, apenas Piauí, Minas Gerais, Roraima e Rio Grande do Norte ainda não têm o boletim eletrônico em funcionamento.