CIPA promove palestra sobre tabagismo 03/11/2017 - 13:37

Na última terça-feira (31), a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA trouxe à Celepar profissionais da saúde do Hospital Evangélico para ministrar uma palestra sobre o programa “Vida Nova, Livre do Fumo”.

Recentemente a Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentou dados, que corroboram com a necessidade de se realizar mudanças no padrão atual de consumo de tabaco, uma vez que se estima que o número de fumantes passará de 1,2 bilhões para 1,6 bilhões e o número de mortes atribuíveis ao tabagismo passará para 10 milhões, até o ano de 2030.

A atividade promovida pela Comissão apresentou aos presentes, informações atuais e uma excelente alternativa de tratamento humanizado, moderno e gratuito.

Dra. Juliana apresentou inicialmente o programa e a importância do acompanhamento psicológico.

Dra. Elaine alertou a respeito do aumento significativo de riscos à saúde em fumantes que tomam anticoncepcionais e como o narguile possui potencial de danos diversas vezes maior que o cigarro tradicional.

Outra informação apresentada foi sobre o impacto em quem deixa de fumar. Melhorias na saúde são percebidas já nas primeiras horas. Já o risco de doenças coronárias ou pulmonares leva entre 10 e 15 anos para diminuir.

“Não conhecia o programa mas estou interessado em participar do grupo, foi ótimo”, relatou Blainer, um dos participantes da palestra.

Sobre o programa


Composto por uma equipe multidisciplinar, o programa conta com profissionais de diversas areas, como: psicólogos, médicos e enfermeiros capacitados para atender os dependentes.

O primeiro passo para participar dos grupos se dá através de entrevista individual com um profissional da equipe. Neste momento, é apresentado ao interessado o programa e o modo de intervenção. Também é realizada uma avaliação médica e dado encaminhamento do paciente aos preparatórios para o tratamento. Se necessário, será prescrita alguma reposição medicamentosa de nicotina.

Os encontros


O grupo é formado por um médico e um profissional de apoio, que durante as sessões abordarão temas como; mudança de hábito, apoio medicamentoso, sintomas e abstinência.

São realizados 6 encontros, sendo os 4 primeiros durante um mês, com duração de uma hora e meia cada, e uma vez por semana. Os dois últimos encontros acontecem no mês seguinte, quinzenalmente.

Contendo todos os elementos que são significativos para ajudar os fumantes a pararem de fumar e a evitar o cigarro, o programa aborda os comportamentos, pensamentos e sentimentos dos fumantes.

Se você tem interesse em participar ou quer saber mais sobre o programa entre em contato pelo telefone: (41) 3240-5073 ou (41) 3240-5074.

GALERIA DE IMAGENS