Capacitação em informática auxilia na inclusão social da pessoa idosa 05/11/2013 - 17:41

Com finalidade promover a socialização da pessoa idosa por meio do acesso à internet e às redes sociais, teve início nesta terça-feira (05) uma ação do Governo do Estado, promovida pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), em conjunto com as secretarias para Assuntos Estratégicos e de Relações, denominada “Inclusão social da pessoa idosa”. Gratuito, o projeto é voltado aos cidadãos paranaenses com idade acima de 60 anos.

A proposta, como explicou o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, é levar às comunidades paranaenses cursos de curta duração, com conteúdo programático basicamente voltado ao conhecimento da internet e das redes sociais. “Esperamos, ao final do treinamento, que cada participante esteja capacitado para efetuar pesquisas na internet, utilizar seu email, além de criar seu perfil nas redes sociais, ampliando, desta maneira, seu ciclo de relacionamentos”.

A Celepar, neste projeto, responde pela revisão e adequação técnica dos laboratórios de informática destinados aos treinamentos, pela instrutoria e capacitação das equipes de monitores, pela linha programática dos cursos, bem como pela oferta do material didático. O suporte operacional dos cursos realizados no interior está a cargo dos 10 núcleos regionais da companhia.

Curitiba


A primeira turma do projeto em Curitiba está sendo capacitada no Espaço Cidadão da Secretaria de Relações com a Comunidade. São 20 alunos, distribuídos em duas turmas de 10 participantes. Pela manhã, das 09h00 às 12h00, pela tarde, das 14h00 às 17h00.

Na abertura, na manhã de hoje, o secretário Ubirajara Schreiber falou sobre a importância deste trabalho do Governo do Estado destinado à socialização da pessoa idosa por meio da inclusão digital. Segundo ele, estes espaços públicos têm o objetivo de atender a população de Curitiba e dos municípios do interior, “e a informática, como o curso que está ocorrendo, é um dos exemplos do potencial de conhecimento e oportunidades que podemos ofertar aos cidadãos paranaenses”.

Ao conversar com os alunos matriculados no curso, o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, parabenizou a todos “pela coragem de buscar o novo”. Segundo ele, num futuro muito próximo quem não tiver o conhecimento mínimo da informática para acessar a internet e os serviços que estão disponíveis na rede, praticamente ficará à margem da sociedade.

De acordo com Leite, para fugir deste isolamento, a internet e as redes sociais permitem uma nova socialização e, principalmente, o conhecimento da linguagem utilizada pelos filhos e netos, “fundamental para a boa comunicação.” Como destacou ele, esta é uma ação de cidadania que abre caminho para uma nova maneira social de bem conviver.

Experiência de Vida


Aposentado, aos 70 anos, Altevir Souza Gama, presidente do Movimento Pró-Auto Boqueirão (Moopar), está otimista quanto aos resultados práticos deste curso. “Se eu ficar parado, acho que ficarei inútil”, disse ele, que pretende, “depois de catar milho no computador”, incentivar a que mais pessoas participem desta capacitação. “Vou divulgar este treinamento junto às comunidades da minha igreja e do bairro do Boqueirão. O que é bom tem que ser comunicado”.

O ex-presidente da Associação de Moradores da Moradia Pantanal, Manoel Rodrigues Costa, 63 anos, vê neste curso uma grande oportunidade para dar os primeiros passos neste caminho da informática, “já que não conheço nada de computador”. Trabalhando desde jovem, Costa não pode estudar e agora espera, por meio de oportunidades como esta do Governo do Estado, assimilar novos conhecimentos.

Responsável pela instrutoria do curso no Espaço Cidadão da Secretaria de Relações com a Comunidade, a técnica em informática da Celepar, Elisabete Pontoni, considera importante neste trabalho saber valorizar a experiência de quem já tem experiência de vida e, ao mesmo tempo, possuir a didática adequada para levar a cada aluno as informações mínimas necessárias para o bom aprendizado em informática. “Vamos mostrar que é simples, e que este conhecimento vai ser muito útil no dia a dia de cada um”.

Dentro das 12 horas/aula de capacitação, os participantes vão receber noções básicas do computador, noções básicas da internet e das redes sociais. A segurança na rede, como salientou Elisabete, é um tema que vai merecer atenção especial durante o curso, “para evitar que os alunos deixem expostos senhas e dados pessoais”.

O encerramento ocorre na próxima sexta-feira (08) e a entrega de certificados está programada para a segunda-feira (11), em cerimônia marcada para a Secretaria de Relações com a Comunidade.

Chopinzinho

Ao mesmo tempo em que o projeto iniciava em Curitiba, outro grupo também começava a ser treinado em Chopinzinho, no laboratório de informática do campus avançado da Unicentro. Lá, nos mesmos moldes e horários da capital, 40 participantes foram distribuídos em duas turmas de 20 alunos cada.

A entrega dos certificados acontece no próximo sábado, durante a edição do Paraná em Ação, dias 09 e 10 de novembro naquele município. A abertura do curso em Chopinzinho esteve a cargo do responsável pelo projeto de “Inclusão social da pessoa idosa”, o analista da Celepar, Antonio Carlos Schimaleski.

GALERIA DE IMAGENS