Celepar apresenta soluções voltadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável na ONU 10/04/2017 - 14:10

Foram apresentadas, no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), algumas das soluções de tecnologia da informação que estão sendo desenvolvidas pela Celepar para cadastrar as iniciativas e mapear os indicadores dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Nesta ocasião, foi apresentada a criação de estudos de BI (Business Intelligence), em parceria com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), estudos estes que serão responsáveis por mapear, monitorar e medir indicadores, isto é, cases de BI desenvolvidos pela Celepar (Categorização ODS e BI ODS), referentes a algum Objetivo. Em relação ao BI ODS, ele terá a funcionalidade de relacionar os investimentos feitos pelo Estado, com cada Meta e Objetivo dos ODS. Esse BI está em fase de análise e construção do protótipo.

“Trabalhar no projeto dos ODS é um grande desafio, pois os 17 objetivos são bastante ambiciosos e buscam prover maior qualidade de vida a todos. Estamos trabalhando fortemente na coleta, na análise e no processamento de indicadores referentes a três dimensões: econômica, social e ambiental. Assim, poderemos auxiliar, por meios de estudos de Business Intelligence, os gestores estaduais e municipais na medição do progresso e, por consequência, no atingimento das metas de desenvolvimento sustentável” declarou Cristina Viomar, analista de BI e uma das responsáveis pelo desenvolvimento destas soluções.

A reunião foi realizada dia 28 com diversos funcionários do PNUD, tendo como representante principal do projeto, Maristela Marques Baioni. Segundo ela, o Estado do Paraná sempre surpreende por sua iniciativa e pela proatividade na criação de tecnologias de TI.

Neste programa, serão realizados diversos workshops na ONU para que essas tecnologias, bem como a elaboração de novos indicadores sejam discutidas entre equipes multidisciplinares.

Participantes

Os empregados da companhia que participaram deste evento foram Ataide Prestes, Cristina Viomar, Débora Romão, Henrique Miorelli, Roberson Faria e Wagner Raymundini.

No Paraná

Na quinta-feira (23), representantes da Celepar também estiveram presentes na reunião da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), em Santo Antônio da Platina. Na pauta da reunião foram esclarecidos o que é e quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, bem como os cases de BI e soluções desenvolvidas pela Celepar, ambos voltados aos ODS.

Dentre as soluções apresentadas neste momento, temos o desenvolvimento de um site em que poderão ser cadastradas todas as iniciativas em prol dos Objetivos. “Este site será disponibilizado ao grupo Nós Podemos Paraná, no qual eu faço parte, representando a Celepar e, haverá neste site, a possibilidade de realizar o “cadastro das boas práticas”, sendo voltados tanto para o primeiro, segundo, terceiro setor ou pessoa física. Qualquer tipo de atividade relacionada aos ODS, caso seja validada, poderá ser cadastrada neste e compartilhada nas redes sociais”, alegou Ataide Prestes, um os responsáveis pela condução dos ODS na empresa.

Para essa reunião, o Paraná mandou representantes da 3ª Inspetoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), Celepar, IPARDES e Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

GALERIA DE IMAGENS