Celepar debate o uso de ferramentas de inovação tecnológica para apoio à gestão do governo do Estado 13/07/2011 - 21:43

Com o propósito de apresentar uma ferramenta de apoio à gestão de governo, a Companhia de Informática do Paraná promoveu na tarde desta quarta-feira (13) a palestra intitulada “Cases para as áreas de segurança, infraestrutura e logística”, oportunidade em que a KBIZZ – Knowlege Business, um dos parceiros oficiais para a Google Enterprise no Brasil, apresentou o potencial do Google Earth (mapas 2D e mundos 3D).

Os palestrantes foram os diretores executivo e de desenvolvimento de negócios da KBIZZ, respectivamente, Carlos Fontenelle e Fausto Bacchi Neto. Por quase duas horas, os dois tocaram em vários temas, como meio ambiente, defesa civil, saúde, meteorologia e, sobretudo, nas questões de segurança pública, infraestrutura e logística.

Durante a palestra foram apresentados diversos exemplos em vídeos ou demonstrações vivas simulando casos reais do Google Earth. Em cima desses mapas e mundos, Fontenelle e Bacchi Neto promoveram a integração de imagens e visualização de informações para apoio à tomada de decisão, como, por exemplo, posicionamento de viaturas policiais (feed de GPS), feed de câmeras de segurança, análise de crimes por região, rotas de fuga, acompanhamento de obras em portos e rodovias, não conformidade ambiental, cadastro imobiliário e inventário de catástrofes, entre outros.

Antes de abrir para as perguntas da platéia, formada essencialmente por técnicos e usuários de tecnologia da informação no governo do Estado, Carlos Fontenelle e Fausto Bacchi Neto apresentaram cases de sucessos do Google Earth em governos nos Estados Unidos, Austrália e Brasil, bem como na iniciativa privada nacional.

Novas tecnologias

O presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, ao encerrar o evento desta quarta-feira, enfatizou a importância da Celepar analisar várias ferramentas de tecnologia da informação viáveis de aplicação no governo do Estado, “inclusive a da Google que foi apresentada hoje”. No caso específico da Secretaria de Segurança Pública, disse ele, “o propósito é avaliar o que há de melhor no mercado para prover a inteligência das polícias Civil e Militar”.

A Celepar, como explicou o presidente, está criando um acervo de soluções de TI para apoio à administração pública estadual. Entre os projetos que vão demandar uma grande sustentação da tecnologia, segundo ele, está o da Copa do Mundo de 2014, em que Curitiba será uma das sedes brasileiras deste torneio de seleções de futebol.

Leite considerou importante o evento realizado hoje, classificado por ele como “reunião técnica de trabalho”, para integrar as várias estruturas da administração estadual ao programa do governo Beto Richa para a área de tecnologia da informação. Neste sentido, o presidente da Celepar adiantou que no mês de agosto o secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Cássio Taniguchi anuncia a nova política de TIC (tecnologia da informação e comunicação) para o Estado.

A palestra realiza na Celepar contou com a presença do delegado Newton Tadeu Rocha, diretor do Instituto de Identificação no Paraná; do major Antônio Hiller, chefe da Defesa Civil no Estado e do presidente da Codapar, Silvestre Dimas Staniszewski (Tino), além de representantes das secretarias de Segurança Pública, Infraestrutura e Logística, e Justiça, DER, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Instituto Médio Legal, Appa, Detran e Ferroeste. O público praticamente lotou o auditório da empresa que tem capacidade para 199 pessoas sentadas.

GALERIA DE IMAGENS