Celepar desenvolve projeto de automação de dados dos sinais vitais de pacientes atendidos pelo SAMU em São José dos Pinhais

A iniciativa será especialmente relevante em ambulâncias que não contam com a presença física de um médico, mas de uma equipe de socorro composta por técnicos socorristas e enfermeiros.
15/05/2024 - 11:00

A Celepar e a Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Pinhais uniram esforços para desenvolver um projeto de automação de dados de monitoramento dos sinais vitais das vítimas atendidas pelas unidades móveis do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) no município.

Os sinais vitais monitorados compreendem, por exemplo, frequência cardíaca, temperatura corporal, saturação de oxigênio, pressão arterial e glicose.

Essas informações serão coletadas diretamente dos aparelhos médicos conectados ao paciente na ambulância. Então, os dados serão transmitidos para o sistema SAMU-SaaS, acessado pelos médicos na CRU — Central Regional de Urgência.

Assim, o médico na central fará o monitoramento online, em tempo real, dos sinais vitais do paciente em atendimento pela equipe de socorro da ambulância. O projeto, portanto, agiliza tomada de decisão acerca do procedimento ideal a ser tomado, considerando o estado de saúde do paciente.

"O novo sistema proporcionará maior eficiência, segurança e resolutividade nos atendimentos, com suporte da regulação médica", afirma Dirceu Grein, gestor de produtos de saúde da Celepar.

Já teve início o processo de tramitação técnica do projeto, formalizado a partir da assinatura do acordo pela Celepar (representada pelo diretor-presidente, Gustavo Garbosa) e pela Prefeitura de São José dos Pinhais, representada pela prefeita Nina Singer.

A expectativa é que o projeto-piloto seja concluído em até quatro meses, período em que será avaliada a viabilidade do novo sistema.

Sistema dos SAMUs — O Ministério da Saúde avalia a possibilidade de implementar a solução do SAMU-SaaS, fornecida pela Celepar, em outros estados brasileiros.

A companhia já é responsável pelos sistemas dos SAMUs estaduais, abrangendo um total de 12 CRUs em todo o Paraná.