Celepar desenvolve pulseira de identificação eletrônica para hospital de Campo Largo 24/01/2014 - 13:50

Celepar desenvolve pulseira de identificação eletrônica para hospital de Campo Largo

A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), em conjunto com o Núcleo de Informática do Hospital Infantil Waldemar Monastier (HI), em Campo Largo, implantou o sistema de pulseiras de identificação eletrônica para o atendimento de pacientes. O hospital é o primeiro estabelecimento de saúde próprio do Governo do Paraná a adotar a emissão eletrônica das pulseiras. “O uso de identificação por pulseiras de fácil leitura não serve apenas para a identificação visual, mas principalmente para reconhecimento do paciente nas funções do sistema. Além de apoiar na identificação dos pacientes, também possibilita confrontar as informações de prescrição de cuidado, nutrição, medicação ou procedimentos com o paciente correto, colaborando na assistência segura ao paciente”, explica o gerente do Sistema de Gestão Hospitalar e Ambulatorial do SUS (GSUS) na Celepar, Dirceu Grein.

Os módulos do GSUS, criados pela Celepar, desde o final de 2008 estão em contínua evolução, neste momento permitindo identificar e recuperar as informações dos pacientes assistidos de forma objetiva e segura através das pulseiras de identificação, obedecendo às novas diretrizes e recomendações do Sistema Único de Saúde (SUS). Este novo serviço do sistema foi desenvolvido pelo analista Leandro Paiva Cooper de Almeida. As pulseiras de identificação trazem as informações como código de barras, número do prontuário, data de nascimento, sexo, nome do paciente e o nome da mãe. “No momento da internação geramos a pulseira diretamente do sistema, de forma muito mais rápida”, conta o supervisor da recepção do HI, Henrique José Kempner.

Além do HI, o GSUS opera em outros cinco hospitais, cinco ambulatórios, três laboratórios e 113 farmácias, sendo o principal instrumento para realização dos trabalhos operacionais destes locais que prestam serviços de assistência de saúde aos pacientes. “Ao todo, serão 20 módulos implantados, sendo 13 já em funcionamento ou em fase de implantação e três módulos em desenvolvimento, o de nutrição, material esterilizável e centro cirúrgico”, conta Dirceu Grein.

O GSUS é um sistema corporativo para uso pelos hospitais próprios do Estado como instrumento de suporte na execução das atividades de assistência de saúde e gestão hospitalar, atualmente já atendendo aproximadamente 80% das atividades dos serviços dos hospitais, tendo como principal característica ser um “sistema integrado multihospital” que funciona de forma integrada entre diferentes hospitais, compartilhando as informações de assistência do paciente e dos serviços relacionados. “Os méritos deste resultado é de toda equipe do sistema, um verdadeiro “time” onde cada um faz a diferença neste trabalho”, afirma Grein.

GSUS

O GSUS funciona também no arquivo médico e estatístico (SAME), serviço ambulatorial, atendimento clínico e pronto atendimento e internação. Atua também no serviço de farmácia, laboratório de análises clínicas, serviço de imagem, faturamento SUS e no módulo gerencial. “Para nós, é um orgulho ver os módulos do GSUS funcionando e trazendo mais segurança para os pacientes”, conta o chefe do núcleo de informática do HI, Sérgio Borcath de Andrade.

A próxima instituição hospitalar que possuirá a pulseira de identificação eletrônica será o Hospital Universitário de Maringá, que começou a implantar os módulos do GSUS em outubro de 2012, “sendo previsto até o final de 2014 estar com todos os módulos do sistema implantados no hospital”, informa o gerente do projeto GSUS na Celepar.

Prêmio

A Companhia de Tecnologia da Informação do Paraná (Celepar) foi uma das vencedoras do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov 2013) na categoria e-Administração Pública, com o Sistema de Gestão Hospitalar do SUS (GSUS), desenvolvido numa parceria com a Secretaria de Saúde. A premiação foi promovida pela Associação Brasileira de Entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), esse é o segundo prêmio e-Gov que a Celepar recebe nesta gestão.

GALERIA DE IMAGENS