A Celepar, em parceria com a Prefeitura de Londrina e a Secretaria Municipal do Idoso, concluiu com sucesso mais uma edição do curso de inclusão digital e social dos 60+. Desde julho de 2024, o curso já capacitou 375 idosos em cinco municípios do Paraná.
Realizada entre os dias 31 de julho e 1º de agosto, a capacitação trouxe 187 novos participantes ao mundo digital. Esta edição, que é a maior já registrada desde o início do projeto, contou com a participação de idosos de três diferentes regiões do município, incluindo vários alunos com mais de 80 anos. Agora, esses novos usuários da tecnologia possuem maior autonomia e independência para utilizar ferramentas digitais em seu dia a dia.
Este curso está alinhado com diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. A ação contribui para o ODS 1, ao melhorar o acesso dos idosos a serviços básicos que são disponibilizados virtualmente, e para o ODS 3, facilitando o acesso a serviços de saúde essenciais e a medicamentos e vacinas seguros por meio de plataformas digitais. Além disso, promove a educação inclusiva e de qualidade, correspondendo ao ODS 4, e garante a igualdade de gênero, conforme o ODS 5, ao possibilitar que homens e mulheres idosos tenham as mesmas oportunidades de aprendizado e uso das tecnologias digitais.
A inclusão digital dos idosos também está em consonância com o ODS 10, que visa reduzir as desigualdades, ao empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade. A iniciativa também atende ao ODS 11, ao proporcionar acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos e acessíveis, melhorando a qualidade de vida dos idosos. Finalmente, esta ação fortalece parcerias para o desenvolvimento sustentável, como prevê o ODS 17, facilitando a implementação de ações inclusivas através da colaboração entre diferentes entidades.