A Celepar, em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania e a Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), lançou nesta quinta-feira (29) uma nova plataforma em Business Intelligence (BI) para facilitar a consulta aos dados de atendimento do órgão. A plataforma "Procon-PR em Números" oferece aos consumidores, fornecedores, sociedade civil e imprensa uma forma rápida, simples e intuitiva de acessar essas informações.
A nova plataforma reformula a ferramenta anterior, permitindo novas formas de filtragem de dados, como segmentos, empresas, perfil do consumidor, tipo de reclamação e índice de resolutividade, além de dados totais de atendimentos, tramitação e rankings.
Josue Adriano Zvetch, analista da equipe de desenvolvimento de BI da Celepar, comentou: “Atualizamos a antiga ferramenta de BI para uma versão mais moderna e criamos uma nova aplicação com dados do sistema atual. Agora, é possível analisar atendimentos e reclamações de fornecedores de forma mais eficiente. Nosso foco foi facilitar a interpretação dos dados, garantindo a proteção das informações pessoais.”
"Na Celepar, nosso objetivo é sempre facilitar a vida do cidadão. Com a nova plataforma 'Procon-PR em Números', entregamos uma ferramenta desenvolvida pela nossa equipe de BI que coloca informações importantes ao alcance de todos, ajudando as pessoas a tomarem decisões mais conscientes e reforçando nosso compromisso com a transparência e a eficiência no serviço público", afirmou Gustavo Barbosa, diretor-presidente da Celepar.
Os dados pessoais dos reclamantes, como nomes, CPF ou endereços, não são exibidos nas consultas, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados. A nova plataforma disponibiliza dados a partir de 2 de maio de 2022, enquanto as informações referentes ao Sindec (Sistema de Acolhimento de Reclamações) de 2012 a 2022 e os relatórios anuais desde 1997 continuam acessíveis ao público.
“O Governo do Paraná é selo diamante em transparência pública e o Procon-PR vai no mesmo caminho para que tanto as empresas quanto os consumidores saibam como podemos melhorar as relações comerciais e os serviços realizados”, destacou Santin Roveda, secretário da Justiça e Cidadania.
As consultas podem ser realizadas [neste link], disponível no site do Procon-PR. As reclamações podem ser feitas através dos canais de atendimento virtuais e presenciais.