Celepar e Secretaria da Segurança Pública desenvolvem o projeto da delegacia eletrônica 09/07/2011 - 15:25

A segurança pública, sem dúvida nenhuma, é uma das prioridades do governo do Estado. E, neste sentido, a tecnologia da informação, utilizada de maneira inteligente, passa a ser uma parceira indispensável neste trabalho diário dos agentes policiais no combate à criminalidade.

Por orientação do governador Beto Richa e do secretário Reinaldo de Almeida César, a Celepar e a Secretaria de Segurança Pública estão, em conjunto, desenvolvendo soluções modernas e eficazes para este setor de vital importância à sociedade. Uma delas, em fase de conclusão, é a delegacia eletrônica.

E como vai funcionar?

De maneira muito simples para o usuário: da própria casa ou local de trabalho, o cidadão, utilizando o computador, via internet, fará o registro que passará a compor o banco de dados da Polícia Civil. O boletim eletrônico será encaminhado à delegacia responsável pela investigação da ocorrência.

De imediato, o cidadão ganhará em tempo e comodidade. Não precisará mais se deslocar a uma delegacia para preencher um boletim de ocorrências.

Do outro lado, estima-se que 30% dos registros hoje realizados presencialmente, serão efetuados pela internet. Sendo assim, ganhará a segurança pública na medida em que o trabalho burocrático será reduzido e o agente passará a ter mais tempo para suas tarefas específicas de polícia.

Os projetos da delegacia eletrônica e do boletim eletrônico foram apresentados à cúpula da Segurança Pública do Estado pela Celepar, em reunião presidida pelo diretor geral da pasta, Adalberto Alves de Souza. Neste trabalho em conjunto, o analista da Celepar, Jair Fernandes e a equipe de desenvolvimento da empresa, têm mantido contatos diários com a coordenadora do núcleo de informática e informações da SESP, Elisabete Cristina Brixel e com o titular da coordenação de informática da Polícia Civil, Eduardo Marcelo Castelo.

Na mesma reunião na sede da secretaria, a Celepar, através de Carlos Pessoa e Manoel Flávio Leal, apresentou um estudo de Business Intgelligence (BI), sistema que consolida e audita dados que auxiliam o planejamento e tomada de decisões pelos gestores públicos. Foram tratados separadamente o 190, telefone para atender ocorrências policiais, e os boletins de acidentes de trânsito registrados pelo do Batalhão de Polícia de Trânsito (Beptran) e pela Polícia Rodoviária Estadual.

Na mesma oportunidade, o Instituto de Identificação do Paraná apresentou alguns trabalhos desenvolvidos pela Celepar, falando da eficácia dos sistemas de emissão da carteira de identidade e o de perícia digital. Foram abordados também novos projetos dentro da proposta de modernidade tecnológica daquele órgão.

O presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite explicou que o papel da empresa é o de induzir e apoiar a utilização das soluções de tecnologia da informação pelo governo do Estado na modernização dos serviços públicos prestados ao cidadão. “No caso da segurança pública, estamos aqui para dar todo o apoio necessário. Sabemos que este trabalho em conjunto vai gerar resultados positivos à população paranaense”, destacou ele.

Além de Jacson Leite, Jair Fernandes, Carlos Pessoa e Manoel Leal, participaram da reunião na Secretaria da Segurança Pública, os diretores da Celepar, Danilo Scalet, José Juracy Macedo, Rafael Moura de Oliveira e a gerente de desenvolvimento, Maria Teresa Rodrigues Pahl.

GALERIA DE IMAGENS