Celepar implanta ferramenta de performance digital para ampliar eficiência em sua gestão 07/08/2017 - 13:50

Com o objetivo de propiciar uma melhor prestação de serviços para o Estado, detectando problemas e aumentando a qualidade da experiência dos clientes, a Celepar implementou a solução DPM (Digital Performance Monitoring). A solução auxilia na detecção de erros e falhas na programação, podendo mostrar de forma rápida e exata onde se encontra o problema, identificando sua causa raiz.

Tendo em vista o crescimento do número de aplicações Java e PHP desenvolvidas pela Celepar para atender às Secretarias do Estado do Paraná e da criticidade destas, a aquisição de uma solução para monitoramento de performance de aplicações trouxe grandes ganhos melhorando a gestão de ambientes de aplicações e a resolução de eventuais problemas com a agilidade necessária. Estas aplicações integram serviços de grande importância para o cidadão paranaense e precisam ter grande estabilidade e performance. As questões de infraestrutura de TI também influenciam fortemente a performance e disponibilidade das aplicações e, os indicadores como o consumo de recursos (processamento, memória, I/O), dimensionamento de equipamentos, concorrência entre aplicações, entre outros, precisam ser administrados e acompanhados.

A Companhia possui um ambiente complexo e heterogêneo, neste contexto, riscos de indisponibilidade e quedas em aplicações críticas poderiam gerar dificuldades na detecção rápida de eventuais problemas podendo gerar descontentamento da população em relação aos serviços prestados pelo Estado.

Em processo de implantação

Das 93 licenças disponíveis para monitoramento de aplicações Java, 30 já estão sendo utilizadas e 2 estão em processo de migração para a nova solução. Além da detecção de problemas, a ferramenta auxilia na análise de códigos, fornecendo indicadores de desempenho das aplicações, monitorando o consumo de recursos dos servidores, o que contribui no gerenciamento e dimensionamento do ambiente.

"A ferramenta é extremamente ágil na realização de diagnósticos, com configuração intuitiva e tem facilitado a comunicação e trabalhos entre as diversas equipes envolvidas no ciclo de vida das aplicações.Temos observado diversos benefícios após o término de cada etapa de implantação, entre eles citamos:  redução do número de incidentes, redução da infraestrutura de processamento e memória para as aplicações, melhoria na agilidade na resolução de problemas, aumento da produtividade, aumento na satisfação do cliente e agilidade para disponibilizar aplicações para a produção", destaca a analista de TI Vanessa Ferreira.


Principais funcionalidades

Dentre as principais funcionalidades que acarretam em melhorias de eficiência operacional do DPM, destacam-se: deep dive a nível de código de aplicações Java e PHP, visualização dos elementos de infraestrutura que estão com problemas de performance/disponibilidade, monitoramento fim a fim de aplicações com detalhamento de métodos que podem estar acarretando em um incidente/problema e gargalos, identificação do trecho de código que deve ser revisado em caso de erros ou problema de performance, execução que querys lentas que podem afetar a performance das aplicações, monitoramento da qualidade de experiência dos usuários finais, chamadas a Web Services. Uma funcionalidade muito interessante que foi disponibilizada com a solução é a descoberta e visualização automáticas da topologia de uma transação com informações de desempenho.


Equipe responsável pela implantação


Vanessa Aparecida Almeida Ferreira – COPIS
Jefferson Henrique Marçal – COTIS
Lucas Rafael de Almeida – COTES
Sidney Batista Castilho – COTES
Willian Ricardo Medeiros - COTES

GALERIA DE IMAGENS