Celepar implanta novo sistema de Gestão de Infrações de Trânsito 24/05/2013 - 15:17

Em substituição ao antigo processo de Multas de Trânsito Municipal (MTM), a Celepar implantou no início de abril, o novo sistema para Gestão de Infrações de Trânsito (GIT). Até o momento, o sistema foi instalado em 11 municípios da Estado, além da integração com os demais estados através do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf). A implantação está sendo realizada de forma gradativa para os 28 municípios usuários do sistema, Detran e DER, devendo estender-se até julho.

Com aproximadamente um mês de utilização, o programa já apresenta números significativos. Atualmente, foram migrados cerca de dez milhões de autos, além de 760 mil processos e recursos, sendo que 125 usuários já estão utilizando o novo sistema. Desde sua implantação, mais de 470 mil transações Renainf foram recebidas (média de 19 mil por dia) e cerca de 22 mil cartas emitidas pelo programa.

A solução da Celepar para Gestão de Infrações de Trânsito representa um marco em termos de inovação tecnológica e funcional, constituindo-se em um importante instrumento de apoio às autoridades de trânsito nas suas funções de gestão e fiscalização.

FUNCIONAMENTO

O novo sistema GIT suporta vários processos de autuação, notificação, imposição de penalidade, recursos de defesa à Junta Administrativa (JARI) e Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), que correspondem a cerca de 200 funções. Algumas inovações trazidas pelo novo sistema são a visualização e reimpressão de cartas, o envio de imagens e autos de radar através de aplicação desktop, a comunicação com o site dos Correios para rastreamento de AR's, a geração automática de protocolos, a emissão de etiquetas de protocolos com código de barras, entre outras.

A solução também é integrada com 15 outras aplicações do Detran e do DER, entre elas as aplicações de veículos, habilitação, licenciamento de veículos e dívida ativa. O seu processo de implantação em um órgão de trânsito envolve ministrar um treinamento de três dias aos usuários, cadastrando-os no novo sistema e migrando os dados atualmente mantidos no sistema MTM para o GIT.

Para atingir este resultado, a Celepar, através das Gerências de Sistemas de Informações B e D, formou uma equipe de desenvolvimento com funcionários das Coordenações de Sistemas de Informação (COSIN) B1, B2, D1, D2 e A4, sob a coordenação da COSIN-B1. Também cabe destacar a colaboração direta de outras áreas da companhia, como a Divisão de Tecnologia de Desenvolvimento de Software (DITES), Divisão de Serviços Digitais (DIDIG), Divisão de Serviços de Produção (DIPRO) e Coordenação de Serviços Administrativos (COSAD).

EQUIPE

Equipe da Celepar responsável pelo desenvolvimento do sistema para Gestão de Infrações de Trânsito (GIT):

COSIN-B1: Cassiano José Tedeschi, Daniel Leal Radoski, Dennys Andrei Machado, Diogo Bauer, Everson Rogério Bento, Regina Célia Mamus, Roberto Mücke, Rosane Antunes Fernandes;

COSIN-B2: Jacqueline Dorigo Sottomaior, Jefferson Carlos Martins, Joel Luis de Oliveira Coelho, Luciana Maria Reis da Costa, Moacir Netto;

COSIN-D1: Caroline Jablonski Ruppel Santos, Cesar Mauricio D'Oliveira, Julio Cesar Ribeiro Taborda, Luis Claudio Brito Patricio;

COSIN-D2: Alexandre Augusto Marcondes Pinheiro, Claudette Moras, Leonardo Ennes dos Santos, Reinaldo Jasluk Junior, Rubens Miranda Junior;

COSIN-A2: Dircélia Maria Alessi;

GSI-B: Luiz Carlos de Almeida Oliveira;

GSI-D: Fernando José Fendrich;

DITES: Jeferson Rubel França, Nelson Naoki Umeda, Debora Morgana Backes;

DIDIG:
Sergio Luis dos Santos Oliveira;

DIPRO: Rafael Michelotto, Luciana Raquel Pallu, Lademir Boareto e Shizuca Yolanda H Bez Batti;

COSAD: Maria Cristina Rocha Pombo Lessi;

GALERIA DE IMAGENS