Celepar integra projeto que prevê o desenvolvimento tecnológico da região Sudoeste 12/06/2011 - 17:43

O governador Beto Richa inaugurou oficialmente nesta sexta-feira à tarde, em Pato Branco, o Centro Regional Integrado de Tecnologia. A unidade está instalada na estrutura física do antigo Centro Tecnológico Industrial do Sudoeste (Cetis), no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e reúne nove entidades que vão trabalhar para desenvolver o potencial tecnológico da região: Celepar, Tecpar, Lactec, Seti, Funtef-PR, UTFPR, SRI, Fundação Araucária e Agência de Desenvolvimento do Sudoeste.

Ao conversar com a imprensa, Richa destacou a importância da revitalização desta base tecnológica que, segundo ele, há muito tempo ficou paralisada. "A partir de agora, o centro é referência para investimentos em outras regiões do Estado", afirmou.

Após efetuar a entrega oficial da entidade, o governador conheceu suas instalações acompanhado de lideranças, entre elas, o ex-ministro Alceni Guerra, o prefeito Roberto Viganó e o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite que classificou esta ação “como uma medida de desenvolvimento e integração regional”. De acordo com o presidente, “o uso inteligente da tecnologia da informação vai melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados pelo governo no interior”.

Núcleo Regional da Celepar em Pato Branco

A filosofia do projeto é integrar governo, universidades e empresas no intuito de que ações inovadoras sejam geradas e postas em prática na região. A Celepar, através do seu Núcleo Regional que passa a atender neste novo endereço, marca presença com a proposta de induzir o uso de soluções de tecnologia da informação pelos gestores públicos na relação do dia a dia com o cidadão paranaense.

Para Jacson Leite, este é um projeto que deve ser replicado nas outras regiões, “para que haja maior incentivo por parte dos municípios no uso da tecnologia”. A Celepar passa a ser, na prática, o carro-chefe do Centro Regional Integrado de Tecnologia, na medida em que é o primeiro agente público a estar devidamente instalado, equipado e apto a operar neste espaço físico destinado a dar suporte ao Sistema Regional de Inovação do Sudoeste.

Incentivador da criação deste espaço integrado de tecnologia, o vereador Guto Silva lembrou que a cidade de Pato Branco passa a ser, a partir de agora, um centro de inteligência com a presença de diversas empresas do governo, “o que, de fato, é uma grande conquista para o Sudoeste”. Por sua vez, o diretor-geral da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sergio de Jesus Vieira, comentou que a Seti estará apoiando projetos estratégicos para a região, através da própria Fundação Araucária.

Investimentos

O governador Beto Richa anunciou ainda o repasse de R$ 150 mil para a realização do estudo de viabilidade técnico-econômica da ampliação do Parque Tecnológico de Pato Branco. Os recursos para ampliação (R$ 7 milhões) foram obtidos por meio de uma emenda do ex-deputado Alceni Guerra ao orçamento da União em 2010, mas não foram liberados até agora porque não havia projeto para a obra – problema que será resolvido com a liberação autorizada pelo governador.

GALERIA DE IMAGENS