Celepar na educação do Paraná: estado lidera ranking geral do Ideb

A Celepar, por meio de sua parceria com a Secretaria de Estado da Educação, contribuiu para essa conquista. A companhia desenvolveu e gere diversas soluções que estão presentes no cotidiano de professores, alunos, pais e responsáveis, proporcionando uma melhor experiência escolar.
Publicação
23/08/2024 - 14:12
Editoria

No dia 14 de agosto, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram o resultado mais recente do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), referente ao ano letivo de 2023. O Paraná foi destaque na edição, liderando o ranking geral, que engloba o ensino fundamental e médio de todas as redes (municipal, estadual, federal e privada).

Entre 2021 e 2023, o Paraná aumentou de 4,8 para 4,9 a sua nota geral no Ideb, mantendo a liderança nacional. A média brasileira é de 4,3. 

 A Celepar, por meio de sua parceria com a Secretaria de Estado da Educação, contribuiu para essa conquista. A companhia desenvolveu e gere diversas soluções que estão presentes no cotidiano de professores, alunos, pais e responsáveis, proporcionando uma melhor experiência escolar.

"Estamos comprometidos em continuar oferecendo melhorias para o sistema educacional do Paraná. O Registro de Classe Online e a Chamada Inteligente são exemplos de soluções que facilitam a vida do professor e contribuem para o planejamento e gestão da educação no estado, impactando diretamente o desempenho de cada estudante”, afirma Gustavo Garbosa, diretor-presidente da Celepar.

Utilizado por mais de 7 mil escolas, entre estaduais, municipais e particulares em  todo o estado, o Registro de Classe Online (RCO) é uma plataforma que permite o registro de frequência e de notas dos estudantes. Além disso, a ferramenta disponibiliza slides e atividades para as aulas, em conformidade com os conteúdos de cada disciplina que devem ser abordados naquele determinado período letivo, de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). O professor pode personalizar, se desejar, os conteúdos disponíveis.

A solução, portanto, traz praticidade aos docentes e contribui para que o aluno tenha acesso a diversos materiais que enriquecem seu repertório e o auxiliam na compreensão do conteúdo referente a cada disciplina.

Já a Chamada Inteligente consiste numa solução de reconhecimento facial que agiliza o processo de chamadas nas salas de aula. Basta que o professor tire de uma a quatro fotos da turma para que o sistema reconheça os estudantes nas imagens e conceda a presença automaticamente. Tudo é feito por meio do aplicativo Escola Paraná Professores ou pelo RCO (acessado em um navegador de internet).

Com a ferramenta, o professor consegue gerenciar melhor seu tempo em sala de aula, podendo focar no conteúdo e na interação com os estudantes.

“A liderança do Paraná no Ideb é muito relevante”, afirma Thales Queiroz, coordenador da equipe da Celepar que atende a Educação. “As nossas soluções estão presentes na rede pública e privada, com sistemas voltados para todas as séries, desde o 1º do fundamental até o 3º do médio.”

Conheça outras soluções que estão presentes no dia a dia das escolas do Paraná:

SERE — Presente em cerca de 8,2 mil escolas do estado, incluindo a rede estadual, municipal e particular, o Sistema Estadual de Registro Escolar (SERE) é uma solução voltada para a coleta, tratamento e disseminação de informações para o planejamento e gerência das escolas. 

Em julho, a Celepar realizou uma adaptação na solução, que facilitou o envio de informações da rede estadual de educação ao Censo Escolar, do governo federal.

Para realizar o envio dos dados, até então, era preciso que o SERE gerasse os arquivos contendo os dados das instituições de ensino. Esses arquivos, depois, eram processados pelo mainframe. Só então era gerado o arquivo final, no formato necessário para o encaminhamento ao INEP.

Agora, com a recente atualização, foi eliminada a etapa do mainframe. Isso significa que a migração dos dados acontece diretamente no SERE, o que economiza tempo dos profissionais da Secretaria da Educação (Seed) responsáveis por esses dados.

Essa agilidade no processo possibilita que as escolas tenham tempo de revisar seus dados adequadamente, evitando enviar informações incorretas e, consequentemente, receber recursos do FUNDEB incondizentes às suas reais necessidades. 

Escola Paraná — O aplicativo foi criado em 2017 para os pais e responsáveis acompanharem a vida escolar dos estudantes. Nele, é possível verificar, por exemplo, a frequência do aluno, notas, a grade horária das aulas, a tela de avisos, a agenda com datas de avaliações e entrega de trabalhos e os conteúdos passados em sala. 

O acesso é feito pelo @escola — login que os estudantes utilizam para acessar demais plataformas educacionais em uso, como o Google Classroom. O aplicativo está disponível na Google Play (Android) e na App Store (iOS).

Matrícula e transferência online — O sistema Área do Aluno  possui um conjunto de funcionalidades que permite que os pais ou responsáveis possam escolher a sua escola de interesse e efetivar a matrícula ou a rematrícula de estudantes do Ensino Fundamental II e no Ensino Médio de maneira digital, sem a necessidade de ir até a escola. No início deste ano letivo, as 908 mil matrículas da rede estadual de ensino foram feitas de forma online, através deste sistema.

Para isso, é necessário acessar o site www.areadoaluno.seed.pr.gov.br e informar o CPF e número de celular. Em seguida, um código de validação será enviado por SMS. Uma vez com acesso à Área do Aluno, basta clicar em "Matrícula Online", no menu lateral da página, para dar continuidade ao processo.

Para os jovens já matriculados nas escolas estaduais, o responsável deverá confirmar a vaga na instituição de ensino em que o estudante já está matriculado.

Se os pais ou responsáveis quiserem tentar uma vaga em outra unidade, podem indicar até três escolas e aguardar o resultado da solicitação, que será divulgado no início de dezembro.

Já para alunos novos, os pais ou responsáveis devem acessar o sistema e confirmar a matrícula na instituição de ensino sugerida pela secretaria estadual - a escola mais próxima do endereço residencial. Caso haja preferência por uma escola diferente da sugerida, os responsáveis podem indicar até três instituições em que desejem tentar uma vaga e aguardar o resultado da solicitação.