Uma plataforma utilizada no processo de matrículas na rede estadual de ensino do Paraná — o Sistema Estadual de Georreferenciamento de Escolas e Alunos — ganhou uma nova versão. A ferramenta, desenvolvida pela Celepar, é utilizada para identificar quais escolas ficam mais próximas à residência de cada estudante, com o objetivo de encontrar a instituição mais apropriada para a matrícula. Agora, essa plataforma conta com uma função para editar as áreas de abrangência das escolas — processo que até então era realizado numa ferramenta distinta.
A área de abrangência de uma instituição de ensino compreende as regiões que estão dentro de um limite de 2 quilômetros — a distância máxima ideal a ser percorrida pelo aluno entre a sua residência e a escola. Ou seja, os estudantes que residem dentro da área de abrangência de uma escola terão ela como instituição indicada na hora de se matricular na rede estadual.
Ocasionalmente, é preciso editar as áreas de abrangência na plataforma. Isso acontece quando surge um novo bairro, escola ou conjunto habitacional, ou, ainda, quando uma escola deixa de existir.
A adaptação feita pela Celepar no sistema permite que a edição da área de abrangência seja feita na própria ferramenta, centralizando todas as ações numa mesma plataforma — que é intuitiva e não exige conhecimento prévio de outras ferramentas. Isso simplifica o trabalho da Diretoria de Planejamento e Gestão Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seed), que é responsável pelo processo de matrículas e utiliza o sistema de georreferenciamento.
“Essa mudança trouxe benefícios como agilidade na modificação das áreas de abrangência, precisão no resultado, além de resultados imediatos”, observa Valter Miguel Claro da Silva, coordenador que trabalha na Diretoria de Planejamento da Seed. “Também notamos uma simplificação na realização das tarefas, tendo em vista a facilidade no manuseio da ferramenta”, conclui.