Celepar participa de evento sobre tecnologias educacionais 13/11/2017 - 13:33

Na última terça-feira (07), em Curitiba, o analista Ioquir Sotile representou a Celepar no 2º Encontro Estadual de Tecnologias Educacionais: inovação e criatividade na educação paranaense, ocorrido nas dependências da Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais (DPTE). O objetivo do evento foi divulgar entre professores, estudantes, pesquisadores e gestores da educação paranaense iniciativas com o uso de tecnologias na educação que possibilitem a resolução colaborativa de problemas, a experimentação, o desenvolvimento tecnológico e o compartilhamento de conhecimento.

Cerca de 300 profissionais da rede estadual apresentaram trabalhos e relatos durante o evento. Outros cerca de 250 profissionais das redes estadual e municipal de outras cidades também participaram como cursistas.

Segundo o analista Ioquir Sotile, houve um grande crescimento do evento se comparado com a primeira edição. "Foi muito bom presenciar a troca de conhecimentos, muitas vezes entre áreas que poderiam parecer distantes, como robótica e artes ou letras, por exemplo. Também é satisfatório a ideia de poder despertar o interesse em um área de conhecimento nova", relatou.

A programação do encontro inclui oficinas, palestras, mesas redondas, relatos de experiências e o Festival de Invenção e Criatividade (FIC). São cinco eixos temático em foco:

Mídia e educação - inovação e criatividade na produção e uso de mídia web, impressa e televisiva.

Educação inclusiva e tecnologia - estratégias de ensino e aprendizagem com a produção ou uso de tecnologias assistivas.

Empoderamento e tecnologia - estratégias para produção ou uso de tecnologias para a visibilidade e empoderamento de mulheres, população LGBT, povos indígenas, negros e sujeitos em situação de vulnerabilidade social.

Ressignificação dos espaços escolares - estratégias para a ressignificação e organização da sala de aula; das bibliotecas escolares; dos laboratórios de informática, de química, de física ou de matemática; salas de artes, de leitura e de teatro; criação e desenvolvimento de jardins, hortas; salas de entretenimento.

Inovação e tecnologia na educação: propostas inovadoras que contribuam para os processos de gestão educacional e escolar; atividades administrativo-pedagógicas; formação dos profissionais da educação e estudantes na modalidade presencial, semipresencial e a distância; ensino de conteúdos curriculares; promoção da educação científica.

Fonte: AEN

GALERIA DE IMAGENS