A Celepar está patrocinando a participação da equipe de robótica Osíris no campeonato mundial da First Lego League Challenge.
O grupo é formado por cinco estudantes e ex-estudantes de colégios estaduais paranaenses e da rede privada, além de dois técnicos. Eles são considerados uma “equipe de garagem”, por não estarem vinculados a nenhuma instituição.
Nesta semana, a equipe parte para Worcester, no estado de Massachusetts (EUA), onde a competição acontece entre os dias 07 e 09 de junho.
Lá, os estudantes vão apresentar o projeto Stimmove, que tem a proposta de diminuir as dificuldades enfrentadas por idosos com capacidade motora reduzida ao praticar dança ou fisioterapia.
“O projeto basicamente consiste em motores de vibração em pontos motores do corpo para estimular essas áreas musculares. As vibrações acontecem no ritmo da música, auxiliando a pessoa a se movimentar”, explica Wellington dos Santos Matte (22), técnico da equipe.
Os estudantes identificaram que a dança é um hobby relevante para a população idosa. Porém, essas pessoas podem se sentir desestimuladas a manter o hobby devido à perda da memória muscular. O projeto, então, estimula a permanência dos idosos nessa prática, que representa para elas um estímulo físico e cognitivo, além de promover as relações sociais.
Gustavo Garbosa, diretor-presidente da Celepar, recebeu a equipe na tarde desta quarta-feira (05) na sede da empresa e entregou a cada integrante um kit viagem.
“É com muito prazer que patrocinamos a viagem desses jovens, que estão representando não só o Paraná, mas o Brasil, nesse torneio internacional de robótica. Esse time já é campeão. Que brilhem na competição e mantenham sempre esse entusiasmo e essa sede pela tecnologia e pela inovação”, parabenizou.