Celepar responde por quatro palestras na X Conferência Latino-Americana de Software Livre 17/10/2013 - 19:00

Expresso Mobile, RedeParaná, Detran Fácil, e Rodando PostgreSQL em arquitetura IBM Power, foram as quatro palestras a cargo da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) na Latinoware, evento que acontece no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu. A décima edição da Conferência Latino-Americana de Software Livre iniciou ontem e será encerrada na sexta-feira (19).

A Latinoware é organizada pela Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil, Celepar e Serpro. Além de participantes de quase todos os estados brasileiros, o evento conta com representantes da Argentina, Paraguai, Finlândia, Holanda, Dinamarca e Estados Unidos, totalizando mais de 4,5 mil pessoas.

Tecnologia e Serviços facilitando a vida do cidadão - Detran Fácil

Fernando José Fendrich, gerente de sistemas de informação, apresentou o Sistema Detran Fácil, programa que oferece serviços pela internet e inclui a renovação automática da Carteira de Habilitação.

Criado em 2011 pelo Departamento de Trânsito do Estado, em conjunto com a Celepar, o Detran Fácil já responde por mais da metade dos atendimentos realizados nos serviços de segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Fendrich mostrou um panorama das ações adotadas pelo Departamento de Trânsito do Paraná nos últimos anos, com foco no programa Detran Fácil, com diversas soluções voltadas à prestação de serviços direta para a população, visando diminuir a necessidade de deslocamento até ao Detran-PR para obtenção dos serviços.

O Detran-PR é responsável por registrar a frota de veículos do Paraná, atualmente a terceira maior do Brasil, com pouco mais de 6 milhões de veículos. É também onde se registram as ações e infrações de todos os condutores habilitados do Estado, quase 4 milhões de pessoas. São mais de 5 milhões de serviços prestados a cada ano.

Rodando PostgreSQL em arquitetura IBM Power PC

O supervisor de tecnologia de desenvolvimento de software, Luciano Aurélio Mittmann, discorreu sobre o projeto “Rodando PostgreSQL em arquitetura IBM Power PC”. Ele iniciou a palestra discutindo os mitos e verdades desta plataforma, ao mesmo tempo em que apresentou o panorama da empresa em relação ao banco de dados.

Mittmann falou ainda sobre os principais sistemas que operam com esta solução, bem com os padrões adotados e as justificativas de sua utilização na Celepar. Entre as vantagens citadas pelo palestrante, estão a consolidação do ambiente de banco de dados em um ambiente robusto e escalável, a flexibilidade do ambiente para absorver novas demandas e a
consolidação de ambientes Linux.

RedeParaná

Estudo de caso de rede social corporativa – RedeParaná foi o tema da palestra do analista de desenvolvimento Carlos Humberto Lopes Costa. O intuito foi compartilhar a experiência da Celepar no desenvolvimento desta solução, bem como os benefícios do uso para a empresa e para o Governo do Estado. Outro tópico da apresentação foi a prospecção de ferramentas de código-livre e o processo de implantação.

Costa discorreu também sobre as vantagens da RedeParaná, projeto em fase de implantação. Entre elas: disseminar informação e conhecimento entre servidores públicos do Estado, gerar maior entusiasmo e integração entre os servidores públicos, mudar a comunicação corporativa para um diálogo aberto e em ambos os sentidos, eliminar fronteiras hierárquicas e geográficas, facilitar a cooperação e troca de experiências entre os servidores públicos, identificar lideranças informais e formadores de opinião, além de fomentar um ambiente aberto e colaborativo na administração pública.

Em seguida, Carlos Costa apresentou algumas organizações públicas e privadas que implantaram redes sociais corporativas, e suas perspectivas para o futuro.

Expresso para dispositivos móveis (web,iOS/Android)

A Celepar está desenvolvendo diversas aplicações móveis para a plataforma Expresso, entre elas, o Expresso para iPhone, iPad e iPod Touch, lançado em novembro do ano passado. Nesta palestra, o analista Jair Pereira demonstrou as novas funcionalidades do Expresso para a plataforma iOS, bem como o novo design reformulado para atender as características de usabilidade do iOS 7. O aplicativo está sendo desenvolvido por uma equipe da Divisão de Serviços de Rede (DISER), composta por: Alexandre Rocha Wendling, Jair Gonçalves Pereira Junior e Rafael Katayama Gobara.

Pereira falou ainda sobre o desenvolvimento do novo Expresso Mini, com interface web, totalmente reformulada e voltada especificamente para dispositivos móveis. Ele apresentou ainda um protótipo funcional que poderá se tornar a versão oficial para Android, além do novo módulo de Chat – Expresso Messenger (IM), bem como o novo site da Comunidade (www.expressolivre.org).

Espaço de exposição

No estande da Celepar instalado no espaço de exposição, o público pode conhecer, além destas, diversas outras soluções em software livre desenvolvidas pela Celepar para o Governo do Estado. A X Latinoware será encerrada na tarde de amanhã (16).

GALERIA DE IMAGENS