Celepar simplifica gestão previdenciária do Estado do Paraná

Essa mudança impacta servidores e pensionistas, proporcionando uma gestão mais eficiente e integrada das informações sobre pensões, além de melhorar a agilidade nos processos de concessão e manutenção, com um sistema mais robusto e seguro.
Publicação
02/10/2024 - 15:12
Editoria

Recentemente, a Celepar, em parceria com a ParanáPrevidência, concluiu a migração do módulo de pensão, que é responsável pela gestão de pensões, do sistema GPREV para o Meta4-RHPARANA, oficializada com a assinatura do Termo de Entrega do Módulo de Concessão de Pensão.

Essa mudança impacta servidores e pensionistas, proporcionando uma gestão mais eficiente e integrada das informações sobre pensões, além de melhorar a agilidade nos processos de concessão e manutenção, com um sistema mais robusto e seguro.

“É um importante passo para a modernização da gestão previdenciária, tendo em vista que o novo sistema é mais eficiente e intuitivo, o que agiliza o processo e reduz custos”, afirma Gustavo Garbosa, CEO da Celepar.

Bruno Westphal, gerente do projeto, destacou a complexidade e a gratificação em concluir essa etapa, reforçando o impacto positivo dessa mudança na rotina dos usuários do sistema. “A migração foi um desafio complexo, mas a equipe conseguiu entregar um sistema mais eficiente e fácil de usar. A economia de até 60% no tempo de concessão de pensões demonstra o sucesso dessa iniciativa, que trará benefícios significativos para os usuário”, explica.

A partir dessa implementação, o sistema GPREV não será mais utilizado para a gestão de pensões, consolidando mais uma etapa do projeto de migração para o Meta4-RHPARANA.

“Essa economia é boa para os servidores, pois o processo de concessão é melhor e mais rápidos e também para quem é pensionista, pois ele receberá o benefício antes”, conlui Bruno.

GPREV e Meta 4 — O GPREV, criado em 2002 para gerenciar a previdência estadual, utilizava tecnologias que, com o passar do tempo, demandavam uma atualização para atender de maneira mais eficiente as necessidades atuais. Com a migração, a gestão previdenciária passa a ser operada pelo sistema Meta4,  que é responsável pela folha de pagamento de cinco dos órgãos do Estado do Paraná - Secretaria de Administração e da Previdência (SEAP), ParanáPrevidência, a Celepar, a Defensoria Pública do Paraná e o Paraná Educação. A solução é gerenciada pela companhia de tecnologia do estado e foi adquirida em 2001.