Soluções de reconhecimento facial não são novidade para a Celepar: desde o início de 2023, a companhia já implementou o recurso em 1,7 mil colégios da rede estadual do Paraná, que passaram a utilizar a Chamada Inteligente para registrar a presença dos alunos por meio da biometria facial. Agora, a empresa dá um novo passo, empregando a tecnologia de reconhecimento facial em ferramentas avançadas que, além de verificar identidades, são capazes de identificar possíveis fraudes.
O Detran/PR será o primeiro órgão a utilizar a nova solução da Celepar, a partir do fim do mês de outubro. A tecnologia será incorporada ao aplicativo Detran Inteligente para permitir que o condutor atualize pelo app a sua foto da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), por meio da autobiometria — usando seus próprios dados biométricos para autenticar sua identidade.
A ferramenta possibilita a verificação 1:1, ou seja, ela confirma se o rosto de um usuário corresponde a um perfil registrado previamente, fornecendo o grau de semelhança entre os dois rostos. Além disso, ela pode ser utilizada para identificação 1:N, que consiste na análise da imagem de um rosto e na busca por um rosto correspondente dentro de uma base de dados determinada.
A solução conta ainda com antispoofing: um conjunto de técnicas e medidas de segurança utilizadas para detectar e prevenir tentativas de falsificação em sistemas de autenticação biométrica. Ela identifica adereços ou manipulações na imagem graças a técnicas como aprendizado profundo com imagens RGB, profundidade ou infravermelho, redes neurais profundas e detecção de textura.
“As novas tecnologias de reconhecimento facial que estamos desenvolvendo na Celepar elevam a segurança e a eficiência a um novo patamar. A parceria com o Detran/PR na implementação dessa solução demonstra nosso compromisso em fornecer ferramentas inovadoras, que não só garantem a verificação de identidade de forma ágil, mas também previnem fraudes com o uso de técnicas avançadas de antispoofing”, afirma o diretor-presidente da Celepar, Gustavo Garbosa.
Além de proporcionar eficiência e segurança na verificação de identidades, a solução está totalmente em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).