O Governo do Estado e a prefeitura de Curitiba realizam nesta semana a quarta edição do Mutirão da Cidadania, que desta vez acontece na Rua da Cidadania Tatuquara. O evento, que começa nesta quinta-feira (16), ofertará mais de 200 diferentes serviços aos cerca de 100 mil moradores dos bairros Campo de Santana, Caximba e Tatuquara. O mutirão segue até sábado (16) e o atendimento é gratuito.
Os serviços são das áreas da saúde, educação, segurança e desenvolvimento social, além de atendimentos da Copel e da Sanepar. Haverá atividades culturais, de esporte e lazer.
GIR
A Celepar realizou ontem (13), o treinamento da quarta turma dos atendentes do Governo do Estado e da Prefeitura de Curitiba que vão atuar no Mutirão da Cidadania do Tatuquara. Os 12 participantes foram capacitados a operar o Sistema de Gestão Integrada de Relacionamento (GIR), uma solução de gestão de eventos, atribuição de atividades e comunicação entre os colaboradores, que propicia aos usuários uma visão global e estratégica das ações e converge esforço na direção da unificação dos compromissos.
O presidente Jacson Carvalho Leite conversou com os atendentes que estiveram na Celepar, e ressaltou a importância da integração das informações para a redução de esforços e, ao mesmo tempo, para a prestação de melhores serviços aos cidadãos. Os dados coletados via GIR vão compor o case de Business Intelligence (BI) Mutirão da Cidadania que, ao final, vai apresentar o relatório dos atendimentos realizados por cada órgão da administração estadual, deste e de outros mutirões.
”Com estas informações, poderemos mapear a necessidade da população quanto a presença do Estado via os serviços públicos gratuitos ofertados e efetivamente recebidos pelo cidadão e, a partir daí, canalizar esforços e recursos em direção ao atendimento das prioridades da sociedade”, destacou o presidente.
Com este quarto treinamento, 70 pessoas, entre servidores do Estado e da Prefeitura de Curitiba foram capacitadas no GIR. Através do Sistema de Gestão Integrada de Relacionamento, por meio de SMS, a população dos bairros Campo de Santana, Caximba e Tatuquara está sendo informada sobre o evento e os serviços públicos gratuitos que estarão sendo ofertados durante os três dias.
O treinamento foi ministrado por Jeferson Pereira da Costa e Iolanda Oliveira Barcelos. O diretor adminsitritivo-financeiro Lucio Alberto Hansel e o gerente de mercado Elcio Jorge Marcowcz também participaram da conversa com os atendentes.
Edições Anteriores
As primeiras edições do Mutirão da Cidadania foram no Bairro Novo (Sul da capital); no Cajuru (Leste), na Cidade Industrial de Curitiba. Foram realizados 118 mil atendimentos. “As três edições anteriores foram um grande sucesso, que certamente será repetido na regional do Tatuquara”, disse o secretário para Assuntos Estratégicos, Edgar Bueno.
Entre os serviços mais procurados pela população estão a emissão de carteira de identidade e de carteira de trabalho. Também são destaques os serviços da área de saúde, como testes rápidos de HIV/Aids, hepatites virais e sífilis, aferição de pressão, teste de glicemia, além de orientações e cadastro de doação de medula óssea (Hemepar).
Confira a lista de serviços ofertados pelo Governo do Estado
SAÚDE - Serão oferecidos testes rápidos de HIV/Aids, hepatites virais e sífilis, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações à população e cadastro de doação de medula óssea (Hemepar). Os atendimentos serão feitos em parceria pelas secretarias estadual e municipal da Saúde.
SEGURANÇA - O Instituto de Identificação do Paraná vai confeccionar carteiras de identidade ao público. A Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe), com o seu ônibus móvel, também participará da ação elaborando boletins de ocorrência (exceto flagrante).
FAMÍLIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - Prestará informações acerca dos direitos da criança e do adolescente, das mulheres e das pessoas idosas. Também haverá orientação sobre as ações do Programa Família Paranaense, voltado à proteção e à promoção das famílias em situação de vulnerabilidade social.
EDUCAÇÃO - A comunidade terá informações sobre a educação de jovens e adultos, educação profissional e sobre os programas e projetos ofertados pela rede estadual de ensino.
JUSTIÇA E TRABALHO - A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos fará atendimentos e esclarecimento de dúvidas sobre carteira de trabalho. Também haverá consulta de vagas de emprego e encaminhamento de pedidos de seguro-desemprego.
PROCON - Participará com orientação e distribuição de cartilhas sobre direito do consumidor.
DETRAN - Vai oferecer serviços de habilitação (pedido de segunda via de CNH e consulta de pontuação) e veículos (extrato de débitos e emissão de Guia de Licenciamento), além de levar um terminal de autoatendimento para consultas e pagamento de taxas. A equipe de educação para o trânsito fará brincadeiras com crianças e orientará sobre dispositivos de segurança e direção segura. Será possível fazer cadastro no Detran Fácil, que permite solicitação de serviços pela internet.
COPEL - Empresa fará todo o atendimento aos consumidores, com os mesmos serviços prestados em suas agências. Entre eles, pedido de nova ligação, atualização cadastral, cadastro de tarifa social/Luz Fraterna, emissão de segunda via da fatura, pedido de religação de energia, orientações sobre uso seguro e eficiente de energia, com teatro, palestras e distribuição de materiais informativos a crianças e pais.
SANEPAR - Fará o registro e a divulgação das famílias que são beneficiárias da Tarifa Social da Companhia. Também será possível renegociar débitos e regularizar cadastros. Haverá apresentação do Programa Trate Bem a Rede, que incentiva a comunidade a descartar corretamente o óleo de cozinha. Serão feitas palestras sobre a importância da proteção da bacia hidrográfica e dos rios da localidade e o plantio de árvores. O ônibus EcoExpresso vai demonstrar todo o ciclo da água e promoverá palestras sobre o uso consciente da água.
FAZENDA – A Secretaria de Estado da Fazenda vai levar informações sobre o Programa Nota Paraná. Os cidadãos poderão se cadastrar no programa e imprimir cartões com o número do CPF.
FOMENTO PARANÁ – O Mutirão da Cidadania contará com técnico especializado, que atua como agente de crédito, para orientar sobre linhas de financiamento de microcrédito, troca de boletos, atualização de cadastro e outros serviços prestados pela instituição financeira e de desenvolvimento do Governo do Estado.
ITCG – O Instituto de Terras, Cartografia e Geociência participará do Mutirão com esclarecimentos sobre regularização fundiária de áreas rurais. Também vai promover mostra de rochas e outros minerais encontrados no Paraná. Será feita entrega de materiais de geoturismo.
ORIENTAÇÃO - Diversos órgãos do Governo do Estado também vão esclarecer dúvidas sobre os programas estaduais, como a devolução de parte dos impostos por meio do Nota Paraná, registro de famílias que podem ter a tarifa social da Sanepar e a tomada de crédito da Fomento Paraná, instituição financeira do Estado.
Serviço
Mutirão da Cidadania Tatuquara
Data: de quinta-feira a sábado (16 a 18)
Horário: Na quinta e sexta-feira – das 9h às 18h. No sábado, das 9 às 17h.
Local: Rua da Cidadania Tatuquara
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n - bairro Tatuquara - em Curitiba.
Os serviços são das áreas da saúde, educação, segurança e desenvolvimento social, além de atendimentos da Copel e da Sanepar. Haverá atividades culturais, de esporte e lazer.
GIR
A Celepar realizou ontem (13), o treinamento da quarta turma dos atendentes do Governo do Estado e da Prefeitura de Curitiba que vão atuar no Mutirão da Cidadania do Tatuquara. Os 12 participantes foram capacitados a operar o Sistema de Gestão Integrada de Relacionamento (GIR), uma solução de gestão de eventos, atribuição de atividades e comunicação entre os colaboradores, que propicia aos usuários uma visão global e estratégica das ações e converge esforço na direção da unificação dos compromissos.
O presidente Jacson Carvalho Leite conversou com os atendentes que estiveram na Celepar, e ressaltou a importância da integração das informações para a redução de esforços e, ao mesmo tempo, para a prestação de melhores serviços aos cidadãos. Os dados coletados via GIR vão compor o case de Business Intelligence (BI) Mutirão da Cidadania que, ao final, vai apresentar o relatório dos atendimentos realizados por cada órgão da administração estadual, deste e de outros mutirões.
”Com estas informações, poderemos mapear a necessidade da população quanto a presença do Estado via os serviços públicos gratuitos ofertados e efetivamente recebidos pelo cidadão e, a partir daí, canalizar esforços e recursos em direção ao atendimento das prioridades da sociedade”, destacou o presidente.
Com este quarto treinamento, 70 pessoas, entre servidores do Estado e da Prefeitura de Curitiba foram capacitadas no GIR. Através do Sistema de Gestão Integrada de Relacionamento, por meio de SMS, a população dos bairros Campo de Santana, Caximba e Tatuquara está sendo informada sobre o evento e os serviços públicos gratuitos que estarão sendo ofertados durante os três dias.
O treinamento foi ministrado por Jeferson Pereira da Costa e Iolanda Oliveira Barcelos. O diretor adminsitritivo-financeiro Lucio Alberto Hansel e o gerente de mercado Elcio Jorge Marcowcz também participaram da conversa com os atendentes.
Edições Anteriores
As primeiras edições do Mutirão da Cidadania foram no Bairro Novo (Sul da capital); no Cajuru (Leste), na Cidade Industrial de Curitiba. Foram realizados 118 mil atendimentos. “As três edições anteriores foram um grande sucesso, que certamente será repetido na regional do Tatuquara”, disse o secretário para Assuntos Estratégicos, Edgar Bueno.
Entre os serviços mais procurados pela população estão a emissão de carteira de identidade e de carteira de trabalho. Também são destaques os serviços da área de saúde, como testes rápidos de HIV/Aids, hepatites virais e sífilis, aferição de pressão, teste de glicemia, além de orientações e cadastro de doação de medula óssea (Hemepar).
Confira a lista de serviços ofertados pelo Governo do Estado
SAÚDE - Serão oferecidos testes rápidos de HIV/Aids, hepatites virais e sífilis, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações à população e cadastro de doação de medula óssea (Hemepar). Os atendimentos serão feitos em parceria pelas secretarias estadual e municipal da Saúde.
SEGURANÇA - O Instituto de Identificação do Paraná vai confeccionar carteiras de identidade ao público. A Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe), com o seu ônibus móvel, também participará da ação elaborando boletins de ocorrência (exceto flagrante).
FAMÍLIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - Prestará informações acerca dos direitos da criança e do adolescente, das mulheres e das pessoas idosas. Também haverá orientação sobre as ações do Programa Família Paranaense, voltado à proteção e à promoção das famílias em situação de vulnerabilidade social.
EDUCAÇÃO - A comunidade terá informações sobre a educação de jovens e adultos, educação profissional e sobre os programas e projetos ofertados pela rede estadual de ensino.
JUSTIÇA E TRABALHO - A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos fará atendimentos e esclarecimento de dúvidas sobre carteira de trabalho. Também haverá consulta de vagas de emprego e encaminhamento de pedidos de seguro-desemprego.
PROCON - Participará com orientação e distribuição de cartilhas sobre direito do consumidor.
DETRAN - Vai oferecer serviços de habilitação (pedido de segunda via de CNH e consulta de pontuação) e veículos (extrato de débitos e emissão de Guia de Licenciamento), além de levar um terminal de autoatendimento para consultas e pagamento de taxas. A equipe de educação para o trânsito fará brincadeiras com crianças e orientará sobre dispositivos de segurança e direção segura. Será possível fazer cadastro no Detran Fácil, que permite solicitação de serviços pela internet.
COPEL - Empresa fará todo o atendimento aos consumidores, com os mesmos serviços prestados em suas agências. Entre eles, pedido de nova ligação, atualização cadastral, cadastro de tarifa social/Luz Fraterna, emissão de segunda via da fatura, pedido de religação de energia, orientações sobre uso seguro e eficiente de energia, com teatro, palestras e distribuição de materiais informativos a crianças e pais.
SANEPAR - Fará o registro e a divulgação das famílias que são beneficiárias da Tarifa Social da Companhia. Também será possível renegociar débitos e regularizar cadastros. Haverá apresentação do Programa Trate Bem a Rede, que incentiva a comunidade a descartar corretamente o óleo de cozinha. Serão feitas palestras sobre a importância da proteção da bacia hidrográfica e dos rios da localidade e o plantio de árvores. O ônibus EcoExpresso vai demonstrar todo o ciclo da água e promoverá palestras sobre o uso consciente da água.
FAZENDA – A Secretaria de Estado da Fazenda vai levar informações sobre o Programa Nota Paraná. Os cidadãos poderão se cadastrar no programa e imprimir cartões com o número do CPF.
FOMENTO PARANÁ – O Mutirão da Cidadania contará com técnico especializado, que atua como agente de crédito, para orientar sobre linhas de financiamento de microcrédito, troca de boletos, atualização de cadastro e outros serviços prestados pela instituição financeira e de desenvolvimento do Governo do Estado.
ITCG – O Instituto de Terras, Cartografia e Geociência participará do Mutirão com esclarecimentos sobre regularização fundiária de áreas rurais. Também vai promover mostra de rochas e outros minerais encontrados no Paraná. Será feita entrega de materiais de geoturismo.
ORIENTAÇÃO - Diversos órgãos do Governo do Estado também vão esclarecer dúvidas sobre os programas estaduais, como a devolução de parte dos impostos por meio do Nota Paraná, registro de famílias que podem ter a tarifa social da Sanepar e a tomada de crédito da Fomento Paraná, instituição financeira do Estado.
Serviço
Mutirão da Cidadania Tatuquara
Data: de quinta-feira a sábado (16 a 18)
Horário: Na quinta e sexta-feira – das 9h às 18h. No sábado, das 9 às 17h.
Local: Rua da Cidadania Tatuquara
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n - bairro Tatuquara - em Curitiba.