Celepar unifica sistema de controle acadêmico da Unespar 26/08/2011 - 14:13

A Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) assinaram contrato para a implantação do sistema de controle acadêmico envolvendo os sete campi da instituição, dois em Curitiba e cinco no interior do estado. Através da solução integrada desenvolvida pela empresa, toda a vida acadêmica será facilmente acessada pelo universitário, via internet, com o registro do número de matrícula.

O convênio é resultado do trabalho conjunto que a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Celepar desenvolvem desde o início da gestão Beto Richa. Para tanto, o secretário Alípio Leal e o presidente Jacson Carvalho Leite realizaram reuniões preliminares, “no intuito de colocar as soluções de tecnologia da informação e comunicação à disposição do meio acadêmico público estadual”, como explicou Leite.

O Sistema de Gestão do Ensino Superior (Siges) centralizará os dados da sete faculdades em uma base única. “Deixam de existir sete sistemas diferentes e independentes e passa a existir apenas um, capaz de gerenciar as demandas das instituições estaduais”, informou o diretor de Desenvolvimento da Celepar, José Juracy Macedo.

A Unespar assinou o contrato com a Celepar através da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) e suas faculdades: de Artes do Paraná (Fap); de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam); de Educação, Ciência e Letras de Paranavaí (Fafipa); de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar); de Filosofia, Ciência e Letras de União da Vitória (Fafiuv), e de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea).

Mais do que o contrato firmado, a importância do evento, conforme manifestou o vice-reitor da Unespar, Marco Aurélio Visintin, está no conceito de gestão apoiada em soluções de tecnologia da informação. “Além do controle acadêmico, a parceria com a Celepar poderá abranger sistemas que atendam outras áreas da instituição, como secretaria, biblioteca, pesquisas, patrimônio e finanças”.

Vantagens - A diretora da Fap, Stela Maris da Silva, defendeu que esta parceria com a Celepar seja ampliada para o atendimento de questões específicas da instituição, com suporte às áreas de música, cinema, dança, artes visuais e vídeo. Para a vice-diretora da Embap, Solange Garcia Pitangueira, a solução viabilizada pela Celepar atende as especificidades da instituição nas aulas de música, diferentes de disciplinas tradicionais quanto ao número de alunos matriculados em cada turma.

Na avaliação do diretor da Fafipar, Antônio Alpendre da Silva, a integração de sistemas muda o relacionamento da faculdade com a comunidade acadêmica, na medida em que proporciona um sistema mais ágil e, ao mesmo tempo, reduz as atividades rotineiras administrativas. Essa opinião é compartilhada pelo diretor da Fafiuv, Valderlei Garcias Sanches, completando “que é mais um benefício oriundo da criação da Unespar. Isoladamente, a faculdade não teria condições de se adequar a um sistema integrado”.

Segurança e garantia de qualidade do sistema são duas vantagens observadas pelo diretor da Fecilcam, Antônio Carlos Aleixo. O diretor da Fecea, Rogério Ribeiro, lembra que a manutenção do sistema evita consequências negativas para a instituição e para os acadêmicos. “A Celepar nos garante uma solução contínua”.

Siges – O Sistema de Gestão do Ensino Superior (Siges) foi desenvolvido em 2009 em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), e é comandado hoje pelo analista de informática Rodrigo Quartieri Fernandes. Ele assumiu o projeto em novembro de 2010, desenvolveu a área de protocolos e realiza a manutenção e as alterações necessárias para a melhoria do sistema.

Segundo Fernandes, além do controle acadêmico, outro módulo disponível no Siges é o de serviços ao aluno, que permite a emissão de documentos acadêmicos, o controle de disciplinas, consulta de notas ao boletim, consulta ao histórico, solicitação de protocolos e, inclusive, a renovação de matrícula nos períodos específicos.

A Unespar possui mais de 15 mil alunos e é a terceira maior universidade do Paraná. Em um futuro breve, a Celepar pretende implantar o Siges em dispositivos móveis (tablets, sms, e-mail). Dessa forma, no momento em que o professor lançar a nota, o acadêmico a receberá por uma mensagem de texto no telefone.

GALERIA DE IMAGENS