Cidadãos paranaenses agora podem obter segunda via da carteira de identidade pela internet 24/08/2016 - 12:10
A Celepar, em parceria com o Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) e com a Polícia Civil, desenvolveu uma solução para solicitação da segunda via da carteira de identidade, através da internet. Os primeiros municípios que receberam esta iniciativa foram Curitiba e Cascavel.
O projeto-piloto inédito no país foi lançado segunda-feira (22). O diretor do Instituto de Identificação, Marcus Michelotto, afirma que o projeto implantado trará mais agilidade nos serviços prestados à população. “Além de agilizar os serviços e amenizar a grande procura do agendamento, o usuário que cadastrar seu celular ainda receberá uma mensagem confirmando que o documento está pronto para ser retirado”, ressalta Michelotto, completando que a entrega do documento será feita por meio do reconhecimento biométrico do próprio cidadão no posto de Identificação escolhido.
De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Júlio Cezar dos Reis, o Paraná é o primeiro Estado a implantar este serviço no Brasil. “Além de sermos pioneiros na implantação do projeto, teremos condições de atender milhões de usuários, facilitando a vida da população”, disse Reis. Mais de dois milhões de usuários já se encontram com os requisitos para aderir o serviço. "O objetivo é melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados pelo Instituto de Identificação (IIPR) à população", afirmou o delegado-geral.
Celepar
Segundo o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, a proposta do Governo é levar, por meio de soluções de inteligência, serviços mais eficazes à sociedade, eliminando filas nos balcões de atendimento dos órgãos públicos. “Com este serviço, o Paraná sai na frente nacionalmente e consolida ainda mais a sua condição de Estado modelo, no qual o uso da tecnologia está voltada à melhoria da gestão estadual e da qualidade de vida do cidadão”.
A implantação do sistema esteve sob a responsabilidade da Coordenação de Sistemas de Informação da Celepar (COSIN A-7). Segundo o analista responsável, Luis Alberto Paiva, “a funcionalidade foi desenvolvida utilizando o novo Framework Light PHP, que agilizou o trabalhou e possibilitou que a função fosse disponibilizada rapidamente”.
A equipe responsável pelo desenvolvimento do sistema é composta por Dulci Leia Ribeiro, Evandro Kondrat, Jan Antônio Pereira, João Alfredo Knopik Junior, Joice Gomes e Luis Alberto Paiva, todos da COSIN-A7.
Como funciona
No procedimento para solicitação o cidadão realiza o pedido pelo site do Instituto (www.institutodeidentificacao.pr.gov.br/), após efetuar o pagamento da taxa, o documento é expedido e enviado ao posto escolhido pelo solicitante em três dias úteis para capital e até sete dias para as cidades do interior. Os documentos solicitados para menores de idade serão entregues aos pais ou representante legal, mediante apresentação de documentos comprobatórios.
Para ter direito à segunda via, o solicitante precisa ter requerido o documento de identidade no Paraná nos últimos três anos. “Assim o próprio sistema confirmará se o usuário está apto ou não para utilizar o serviço. A ferramenta não permite qualquer alteração de dados ou imagens. Para esses casos, a solicitação deverá ser realizada pessoalmente no IIPR após agendamento prévio”, explica Paiva.
Números
Hoje, o Instituto de Identificação produz mais de 2 mil carteiras de identidades por dia, sendo mais de 50 mil por mês, totalizando mais de 600 mil no ano, em todo Paraná. Até o momento, por meio do Projeto Piloto da 2ª via rápida da Carteira de Identidade, em Curitiba e Cascavel, foram atendidos 1562 cidadãos.
Cidades que receberam o projeto
O serviço foi implantado e já está em operação nas cidades de Paranaguá, São Mateus do Sul, União da Vitoria, Pato Branco, Foz do Iguaçu, Umuarama, Paranavaí, Maringá, Londrina, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Cascavel, Toledo, Terra Roxa, Campo Mourão, Cianorte, Apucarana, Telêmaco Borba, Francisco Beltrão, Guarapuava e Ponta Grossa.
Mais informações podem ser obtidas no site www.institutodeidentificacao.pr.gov.br/modules/conteudo/segundaviarapida.php
O projeto-piloto inédito no país foi lançado segunda-feira (22). O diretor do Instituto de Identificação, Marcus Michelotto, afirma que o projeto implantado trará mais agilidade nos serviços prestados à população. “Além de agilizar os serviços e amenizar a grande procura do agendamento, o usuário que cadastrar seu celular ainda receberá uma mensagem confirmando que o documento está pronto para ser retirado”, ressalta Michelotto, completando que a entrega do documento será feita por meio do reconhecimento biométrico do próprio cidadão no posto de Identificação escolhido.
De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Júlio Cezar dos Reis, o Paraná é o primeiro Estado a implantar este serviço no Brasil. “Além de sermos pioneiros na implantação do projeto, teremos condições de atender milhões de usuários, facilitando a vida da população”, disse Reis. Mais de dois milhões de usuários já se encontram com os requisitos para aderir o serviço. "O objetivo é melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados pelo Instituto de Identificação (IIPR) à população", afirmou o delegado-geral.
Celepar
Segundo o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, a proposta do Governo é levar, por meio de soluções de inteligência, serviços mais eficazes à sociedade, eliminando filas nos balcões de atendimento dos órgãos públicos. “Com este serviço, o Paraná sai na frente nacionalmente e consolida ainda mais a sua condição de Estado modelo, no qual o uso da tecnologia está voltada à melhoria da gestão estadual e da qualidade de vida do cidadão”.
A implantação do sistema esteve sob a responsabilidade da Coordenação de Sistemas de Informação da Celepar (COSIN A-7). Segundo o analista responsável, Luis Alberto Paiva, “a funcionalidade foi desenvolvida utilizando o novo Framework Light PHP, que agilizou o trabalhou e possibilitou que a função fosse disponibilizada rapidamente”.
A equipe responsável pelo desenvolvimento do sistema é composta por Dulci Leia Ribeiro, Evandro Kondrat, Jan Antônio Pereira, João Alfredo Knopik Junior, Joice Gomes e Luis Alberto Paiva, todos da COSIN-A7.
Como funciona
No procedimento para solicitação o cidadão realiza o pedido pelo site do Instituto (www.institutodeidentificacao.pr.gov.br/), após efetuar o pagamento da taxa, o documento é expedido e enviado ao posto escolhido pelo solicitante em três dias úteis para capital e até sete dias para as cidades do interior. Os documentos solicitados para menores de idade serão entregues aos pais ou representante legal, mediante apresentação de documentos comprobatórios.
Para ter direito à segunda via, o solicitante precisa ter requerido o documento de identidade no Paraná nos últimos três anos. “Assim o próprio sistema confirmará se o usuário está apto ou não para utilizar o serviço. A ferramenta não permite qualquer alteração de dados ou imagens. Para esses casos, a solicitação deverá ser realizada pessoalmente no IIPR após agendamento prévio”, explica Paiva.
Números
Hoje, o Instituto de Identificação produz mais de 2 mil carteiras de identidades por dia, sendo mais de 50 mil por mês, totalizando mais de 600 mil no ano, em todo Paraná. Até o momento, por meio do Projeto Piloto da 2ª via rápida da Carteira de Identidade, em Curitiba e Cascavel, foram atendidos 1562 cidadãos.
Cidades que receberam o projeto
O serviço foi implantado e já está em operação nas cidades de Paranaguá, São Mateus do Sul, União da Vitoria, Pato Branco, Foz do Iguaçu, Umuarama, Paranavaí, Maringá, Londrina, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Cascavel, Toledo, Terra Roxa, Campo Mourão, Cianorte, Apucarana, Telêmaco Borba, Francisco Beltrão, Guarapuava e Ponta Grossa.
Mais informações podem ser obtidas no site www.institutodeidentificacao.pr.gov.br/modules/conteudo/segundaviarapida.php