Delegacia Eletrônica: como funciona? 02/09/2011 - 13:00

Esta solução desenvolvida em conjunto pela Celepar e Polícia Civil funciona de maneira muito simples.

Da própria casa ou local de trabalho, o cidadão fará o registro da ocorrência que passará a compor o banco de dados da Polícia Civil.

O registro do BO pela internet foi dividido em três etapas:

1.O cidadão que teve seus documentos ou objetos eletrônicos extraviados se conecta à internet e acessa o link www.delegaciaeletronica.pr.gov.br para preencher o registro com seus dados pessoais;

obs: fundamental o preenchimento do campo com o endereço de correio eletrônico para posterior recebimento da confirmação do boletim de ocorrência.

2. Para registrar documentos e objetos extraviados existem três

possibilidades no mesmo boletim:

· Documentos: carteira de trabalho, certidões de casamento e nascimento, CNH, CPF, RG, passaporte e título de eleitor.

· Eletrônicos: aparelho de som, câmera digital, celular e computador portátil.

· Financeiros: cartão bancário, cartão de crédito, cheques e dinheiro.

3. Comunicação da Ocorrência:

· O cidadão preenche a data, hora, local e descrição da ocorrência e envia à Delegacia Eletrônica.

Na Delegacia Eletrônica

· O atendimento será realizado por um agente policial lotado na Delegacia Eletrônica que analisará os dados e, em caso de dúvida sobre alguma informação, entrará em contato telefônico com a pessoa que registrou a ocorrência.

· Somente depois que os dados forem confirmados é que o policial gera o boletim e o encaminha à delegacia de polícia responsável pela investigação da ocorrência.

· Ao mesmo tempo, este cidadão receberá por e-mail um número de protocolo, através do qual poderá imprimir o boletim de ocorrência que registrou pela internet.

Em caso de dúvida quanto à veracidade do documento apresentado pelo cidadão, por exemplo, qualquer autoridade ou comerciante poderá, através do número de protocolo, constatar a autenticidade do boletim de ocorrência online.

del





del1


imagens meramente ilustrativas