Detran e Celepar lançam serviço de provas em libras para a obtenção de carteira de habilitação 06/06/2018 - 18:40
A parceria entre o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) e a Celepar acaba de gerar uma nova facilidade a população: candidatos a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com necessidades especiais auditivas poderão realizar a prova teórica sem a presença de um intérprete.
Utilizando a plataforma online de realização das provas desenvolvida pela Celepar, todas as 120 questões, enunciados e alternativas possuem tradução simultânea em vídeo utilizando a língua brasileira de sinais (libras), incluindo o simulado já disponível no site do Detran/PR.
A medida anunciada vem de uma demanda crescente, dado que o número de candidatos a 1ª habilitação com necessidades auditivas cresceu nos últimos anos e junto a escassez de intérpretes para atender a todos, ficando garantida a autonomia e emancipação de todos que farão a prova.
O analista da Celepar, Luiz Rodriguez Fantini, foi o responsável pelo desenvolvimento e implantação da nova funcionalidade no sistema do Detran/PR, reforçando o atendimento a população e expandindo a autossuficiência daqueles com necessidades especiais.