Em Manaus, Celepar apresenta case de transformação digital do Detran/PR 13/03/2025 - 18:32
A Celepar participou do 82º Encontro Nacional dos Detrans, realizado de 12 a 14 de março, em Manaus (AM), para apresentar o case de transformação digital do Detran do Paraná. A iniciativa tem revolucionado a gestão de trânsito no estado, garantindo mais eficiência, segurança e acessibilidade para servidores e cidadãos.
O processo começou com o mapeamento de serviços, entrevistas com usuários e a identificação de desafios e oportunidades de inovação. A partir desse diagnóstico, foram selecionadas e implementadas soluções tecnológicas que trouxeram impactos diretos no atendimento e na gestão do órgão.
Entre as principais necessidades identificadas estava a criação de um sistema único para os servidores, unificando os processos relacionados a veículos, habilitação e infrações. Além disso, a digitalização permitiu a redução dos agendamentos presenciais, proporcionando mais praticidade para os motoristas.
"A transformação digital do Detran/PR é um marco na modernização dos serviços públicos no Paraná. Nosso foco foi garantir uma experiência mais fluida para o cidadão e um sistema mais integrado para os servidores, aproveitando o poder da inteligência de dados para otimizar processos e ampliar a segurança", destaca André Telles, diretor de Mercado da Celepar.
O diretor-presidente do Detran-PR ressalta a importância da parceria com a Celepar: “A transformação digital que implementamos no Detran-PR está mudando a forma como o cidadão acessa os serviços de trânsito. A tecnologia permitiu mais agilidade, transparência e eficiência, consolidando o Paraná como referência nacional em inovação no setor”, afirma.
Os números de 2024 comprovam o impacto da digitalização: 980 mil CNHs renovadas, 140 mil primeiras habilitações digitais emitidas e mais de 3 mil emplacamentos digitais realizados em menos de seis meses.
Autobiometria — Desde o fim de 2024, condutores paranaenses podem renovar a foto da carteira de habilitação por meio do aplicativo Detran Inteligente. Isso é possível graças ao recurso de autobiometria implementado pela Celepar. Basta que o motorista tire uma selfie para que o sistema verifique sua identidade por meio do reconhecimento facial. A ferramenta conta com antispoofing: um conjunto de técnicas e medidas de segurança utilizadas para detectar e prevenir tentativas de falsificação em sistemas de autenticação biométrica.