Empregados da Central de Atendimento da Celepar participam de palestra sobre combate ao estresse 24/03/2017 - 17:50

A Coordenação de Segurança, Medicina e Saúde Ocupacional da Celepar (COSMET), em parceria com a Unimed, promoveu palestra aos empregados da Divisão de Central de Atendimento Celepar (DICAC), a qual foram abordados temas como saúde mental, estresse no trabalho e no lar, ministrada por Lucia Helena Mendes e Luiz Cláudio Silva, ambos da Province Saúde.

No evento, os empregados puderam entender como funcionam os estágios do estresse e seus tipos, e qual o momento mais adequado para procurar a ajuda um profissional. A área de Atendimento possui um perfil bastante atípico e regrado por normativa específica (NR17 - anexo II), sendo assim há necessidade de ações diferenciadas.

“A COSMET possui programação semestral desde 2016 para a DICAC, onde são incluídas ações de Prevenção e Qualidade de Vida. Os trabalhos internos são construídos numa ação conjunta dos profissionais de Segurança, Medicina e Fisioterapia da Celepar porém, temos agregado valor através de parcerias (UNIMED, SESC etc) para alguns temas. O estresse está presente no dia a dia e é preciso gerenciar de forma positiva para que nos possibilite equilibrar todos os papéis que temos a desempenhar - este é mais um grande desafio.” declarou Isis de Fátima Biscaia, coordenadora da COSMET.

Depoimentos

“Achei o conteúdo da palestra bem pertinente em relação ao tema, indicando de forma direta os sintomas de estresse para que possamos identificar um sinal individual, e dessa forma buscar ajuda.
Creio que o tema ainda deva ser abordado em outras esferas, de forma direcionada para o ambiente, uma vez que nesse sentido não deu tempo de realizar um debate mais amplo; é necessário identificar as causas reais do estresse no setor, pois só assim poderemos evitar de fato o que o causa.”

Claudia Marques de Miranda - DICAC

“A respeito da palestra foi demonstrado um cenário mais completo de todos os fatores envolvidos no desencadeamento do estresse. É importante ter consciência sobre nossos limites e capacidades individuais para evitarmos sobrecargas. Aprendi também que atividade física pode ser um forte atuante no combate ao stress. A palavra stress é muito ampla e genérica porém quando destrinchada em tópicos práticos e sinais do cotidiano é possível lidar com fatos mais concretos para ir em busca das soluções.”

Maria Veiga Filha - DICAC

GALERIA DE IMAGENS