Cerca de 400 pessoas idosas de Curitiba e de diversos outros municípios do Paraná participaram nesta quarta-feira (23) do evento promovido pelo Governo do Estado "Cultura e Conexão: Uma celebração 60+", no Teatro Guaíra. A ação foi realizada pela Celepar, em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e da Secretaria da Cultura (Seec), com apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi/PR).
A companhia esteve presente realizando um miniworkshop sobre tecnologia com abordagem sobre golpes virtuais. Além da ação da empresa, o evento contou com apresentações do Coral da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati-Unespar) e do espetáculo "GAG", realizada pelo G2 Cia de Dança, grupo master do Centro Cultural Teatro Guaíra.
O CEO da Celepar, Gustavo Garbosa, destacou o papel do estado na inclusão da pessoa idosa.
“A capacitação para o acesso a plataformas digitais significa assegurar às pessoas o pleno exercício da cidadania, uma vez que diversos serviços essenciais estão disponíveis pela internet”, afirma.
Para a secretária da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, valorizar a população paranaense neste segmento é uma prioridade no Paraná. "Esse evento incentiva o encontro e a difusão de informações, além de oferecer uma grande agenda cultural celebrando os paranaenses com 60 anos ou mais", observou.
Programa de Inclusão Digital — O Programa de Inclusão Social e Digital da Pessoa Idosa foi criado há 11 anos, com o objetivo de promover treinamentos e oficinas de como utilizar um samrthphone ou sobre riscos digitais, por exemplo. Desde 2013, a Celepar já realizou treinamentos em tecnologia para aproximadamente 15 mil idosos em 97 municípios paranaenses.