Ferramentas de automação são tema de palestras na Celepar 25/05/2018 - 13:56
Com o propósito de apresentar cases de ferramentas de automação, a Celepar promoveu na tarde de 22 de maio um fórum de palestras com colaboradores da empresa e convidados.
As palestras apresentaram diversos exemplos do uso de inteligência artificial e sua integração com plataformas de chatbots, programas que tentam simular um ser humano na conversação com o usuário, passando a impressão de falar com um atendente real. Também, foram apresentados cases do uso de plataformas de auto suporte e autoatendimento para uso interno da Celepar e seus clientes.
Chatbot
Iniciando os trabalhos, Ladislau Estevão Krokosz da Coordenação de Desenvolvimento de Produtos Multimídia (CODPM) apresentou o chatbot utilizado pela Celepar no atendimento ao usuário do Farmácia do Paraná em sua página do Facebook. A tecnologia aplicada é uma junção do oferecido pelo Facebook e das melhorias realizadas pela equipe, em que o produto apresenta filtros de medicamentos, doenças e até endereços de farmácias próximas, além de poder aprender novas respostas e funções através de seu administrador.
Logo após, Richard Ken Zuffo Koike da Gerência de Centrais de Atendimentos (GCA) exibiu o Chatbot Celepar, desenvolvido pelo Tree Tools, ferramenta que hoje é aplicada para o IPVA, Nota Paraná, Junta Comercial e CADIN. Com mais de 186.500 atendimentos desde 2016, já soma mais de 48% do total do serviço prestado. Contando com apresentação prática, o técnico demonstrou a facilidade de utilização do sistema e aprendizado do robô.
Hoje, está sendo elaborada a ferramenta para o Detran-PR, Núcleos Regionais de Educação e para a Ouvidoria Geral do Estado.
Utilizando as ferramentas IBM Cloud e o Watson Assistant, o técnico Rodrigo Cesar Krüger (GCA) apresentou o projeto em desenvolvimento, que espera poder equipar o sistema de certificação digital da Celepar em atendimento ao usuário. Foi destacado a facilidade de uso do sistema, em que enquanto é desenvolvido a própria plataforma disponibiliza uma versão de testes, auxiliando o técnico a encontrar erros e a saber o que deve melhorar.
Digital labor, AutoSuporte e autoatendimento
Apresentando o conceito de automação do trabalho, Lucas Gaia e Henrique Cavalcante da IBM (Certsys) trouxeram dados relevantes acerca de RPA - Robotic Process Automation (automação robótica de processos), “é a tecnologia que permite substituir humanos em tarefas repetitivas, escaláveis e de grande volume, diminuindo erros e diminuindo os custos”, disse Lucas Gaia.
Observando a pesquisa trazida da Forrester, 63% dos trabalhos realizados por humanos podem ser automatizados, podendo chegar a ainda mais com processos de aprendizado. E ainda, desmistificando o mito de que a tecnologia RPA existe para extinguir postos de trabalho de humanos.
Baseado na ideia de garantir que qualquer usuário possa solucionar problemas simples, Gabriel Gutstein Vialich da Divisão de Administração de Ambientes Distribuídos (DIADI) desenvolveu a ferramenta de autoatendimento Portal SEAP, em que usuários da Secretaria de Administração e Previdência possuem fácil acesso às principais demandas como instalações e atualizações de ferramentas e softwares, sem a necessidade de intervenção do técnico.
Por fim, Heverton Vivan do Núcleo Regional da Celepar em Cascavel, apresentou o AutoSuporte Celepar, sistema que com um clique realiza uma varredura em toda a conectividade do computador do usuário, gerando um relatório em interface simples e didática, podendo tanto o técnico quanto o usuário identificar o problema. Desenvolvido para concorrer ao Prêmio Celepar de Inovação, a ferramenta está em constante evolução, já instalada em mais de 5000 computadores do Estado e com mais funcionalidades a serem implantadas.
As palestras apresentaram diversos exemplos do uso de inteligência artificial e sua integração com plataformas de chatbots, programas que tentam simular um ser humano na conversação com o usuário, passando a impressão de falar com um atendente real. Também, foram apresentados cases do uso de plataformas de auto suporte e autoatendimento para uso interno da Celepar e seus clientes.
Chatbot
Iniciando os trabalhos, Ladislau Estevão Krokosz da Coordenação de Desenvolvimento de Produtos Multimídia (CODPM) apresentou o chatbot utilizado pela Celepar no atendimento ao usuário do Farmácia do Paraná em sua página do Facebook. A tecnologia aplicada é uma junção do oferecido pelo Facebook e das melhorias realizadas pela equipe, em que o produto apresenta filtros de medicamentos, doenças e até endereços de farmácias próximas, além de poder aprender novas respostas e funções através de seu administrador.
Logo após, Richard Ken Zuffo Koike da Gerência de Centrais de Atendimentos (GCA) exibiu o Chatbot Celepar, desenvolvido pelo Tree Tools, ferramenta que hoje é aplicada para o IPVA, Nota Paraná, Junta Comercial e CADIN. Com mais de 186.500 atendimentos desde 2016, já soma mais de 48% do total do serviço prestado. Contando com apresentação prática, o técnico demonstrou a facilidade de utilização do sistema e aprendizado do robô.
Hoje, está sendo elaborada a ferramenta para o Detran-PR, Núcleos Regionais de Educação e para a Ouvidoria Geral do Estado.
Utilizando as ferramentas IBM Cloud e o Watson Assistant, o técnico Rodrigo Cesar Krüger (GCA) apresentou o projeto em desenvolvimento, que espera poder equipar o sistema de certificação digital da Celepar em atendimento ao usuário. Foi destacado a facilidade de uso do sistema, em que enquanto é desenvolvido a própria plataforma disponibiliza uma versão de testes, auxiliando o técnico a encontrar erros e a saber o que deve melhorar.
Digital labor, AutoSuporte e autoatendimento
Apresentando o conceito de automação do trabalho, Lucas Gaia e Henrique Cavalcante da IBM (Certsys) trouxeram dados relevantes acerca de RPA - Robotic Process Automation (automação robótica de processos), “é a tecnologia que permite substituir humanos em tarefas repetitivas, escaláveis e de grande volume, diminuindo erros e diminuindo os custos”, disse Lucas Gaia.
Observando a pesquisa trazida da Forrester, 63% dos trabalhos realizados por humanos podem ser automatizados, podendo chegar a ainda mais com processos de aprendizado. E ainda, desmistificando o mito de que a tecnologia RPA existe para extinguir postos de trabalho de humanos.
Baseado na ideia de garantir que qualquer usuário possa solucionar problemas simples, Gabriel Gutstein Vialich da Divisão de Administração de Ambientes Distribuídos (DIADI) desenvolveu a ferramenta de autoatendimento Portal SEAP, em que usuários da Secretaria de Administração e Previdência possuem fácil acesso às principais demandas como instalações e atualizações de ferramentas e softwares, sem a necessidade de intervenção do técnico.
Por fim, Heverton Vivan do Núcleo Regional da Celepar em Cascavel, apresentou o AutoSuporte Celepar, sistema que com um clique realiza uma varredura em toda a conectividade do computador do usuário, gerando um relatório em interface simples e didática, podendo tanto o técnico quanto o usuário identificar o problema. Desenvolvido para concorrer ao Prêmio Celepar de Inovação, a ferramenta está em constante evolução, já instalada em mais de 5000 computadores do Estado e com mais funcionalidades a serem implantadas.