Governo faz 13 mil atendimentos no Programa UPS-Cidadania Osternack 23/05/2016 - 14:50

A feira de serviços do Programa UPS Cidadania, na Vila Osternack, em Curitiba, registrou cerca de 13 mil atendimentos e contou com diversas ações gratuitas para 5 mil pessoas nos últimos dias 19 e 20 de maio. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, Secretarias de Estado e demais instituições parceiras.

Para o chefe de gabinete da Secretaria da Justiça, Cicero Teixeira, a prioridade é ajudar a comunidade que realmente precisa. “Acredito que com essa mobilização construída com a prefeitura, com o poder judiciário e com órgãos do Estado conseguiremos levar a população atendimento focados nas demandas que eles mais precisam”.

O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Maurício Tortato, falou sobre a união de esforços entre cidadania e segurança. “Para nós esses eventos para a população é uma ação de promoção humana e social de grande importância, pois queremos levar a Polícia Militar para mais perto do cidadão”.

O representante e coordenador da UPS-Cidadania pela Prefeitura de Curitiba, Maurício Arruda, ressaltou a importância da feira de serviços para a prefeitura. “Essa parceria com o estado levamos para a comunidade serviços de diversas áreas, com isso conseguimos unir as crianças e suas famílias fazendo com que o resultado seja positivo para toda a comunidade”.

Celepar

Para a realização do evento, a Celepar respondeu pela instalação da rede lógica, pelos computadores, bem como pelo suporte técnico e configuração dos equipamentos. Além disso a companhia disponibilizou 12 notebooks para a efetuação de cadastros.

A equipe da companhia no evento foi composta por Cleberson de Souza, Dircélia Alessi, Eriel Macuco Filho, Juliano Werner e Ouphir Pesch.

Atendimentos

O Programa UPS-Cidadania levou para o cidadão serviços de emissão de documentos pessoais, cadastros de emprego, habilitação de seguro-desemprego, orientações jurídicas, de saúde, do consumidor e em direitos humanos, também serviços culturais, esportivos e de segurança com a Polícia Militar e Polícia Civil do Estado do Paraná.

Segundo a coordenadora do Programa UPS-Cidadania, Maria Gorete Brotti, o evento surpreendeu pela grande procura e necessidade da população em obter todos os benefícios oferecidos pela UPS-Cidadania e seus parceiros neste evento comunitário.

Presente também na Vila Osternack, o promotor de justiça do Ministério Público, Régis Vicente Sartori, falou sobre a parceria efetiva que o estado vem promovendo com parceiros da sociedade civil. “A Secretaria da Justiça com toda sua estrutura trouxe a esta comunidade novas oportunidades que em parceria com o Ministério Público, com o Estado e o município de Curitiba tem o foco de unir parceiros e de levar cidadania para a população”.

Depoimentos

O estudante João Vitor, 14, realizou a confecção da carteira de trabalho e falou da importância de adquirir mais um documento. “Sinto que agora com a minha carteira de trabalho em mãos vou ter maiores oportunidades para minha vida e pro meu futuro”.

A jovem Suellen Barbosa, 21, que foi até a feira de serviços em busca de um novo emprego disse que esse evento para a comunidade é muito importante, pois todos têm chances de procurar e conseguir um novo trabalho.

Participaram também da feira de ações, o comandante do 13º Batalhão da PMPR, tenente-coronel Carlos Eduardo Rodrigues Assunção; o comandante das UPS Osternack e Tatuquara, tenente Osias Pereira; representando a secretaria de Estado para Assuntos Estratégicos, Rafael Bertoldi; o juiz do Juizado Especial do Sítio Cercado, Romero Tadeu Machado; o secretário-geral do Fórum do Sítio Cercado, Anderson Manriche; o representante da Administração da Regional do Bairro Novo. Pedro Pellanda, a representante do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, Rosane Gonçalves Arruda; representando o delegado-geral, Julio Cesar Reis, a delegada da Associação de Relações com a Comunidade Gisele Mara Durigan e a diretora do Colégio Estadual Professora Iara Bergmann, Anelita Miqueleto.

Fonte: Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos.

GALERIA DE IMAGENS