Hospital Universitário de Maringá adota novo módulo de solução desenvolvida pela Celepar em sua gestão 28/06/2017 - 15:28

O Hospital Universitário de Maringá amplia a utilização do sistema GSUS com a implantação do atendimento médico no seu setor de Emergência. O Atendimento Médico é parte integrante do Sistema de Gestão Hospitalar e Ambulatorial, o GSUS. Este é um sistema de gestão hospitalar que organiza todos os processos dos pacientes por meio do controle de prontuários. Desenvolvido pela Celepar, contou com o apoio da equipe do Hospital Universitário de Maringá (HUM) no treinamento do corpo médico da unidade.

Com a implantação do novo módulo no HUM, um dos maiores hospitais que utilizam o GSUS em sua gestão, o que antes era feito em fichas de papel passou a ser registrado no computador. O médico agora consegue gerenciar o controle dos processos que permeiam o paciente, como prescrições médicas, solicitações de exames de laboratórios ou de imagem, histórico no atendimento entre outros.

Atuante no hospital desde 2011, o GSUS busca controlar o prontuário do paciente de forma integrada e eficiente.“A nossa experiência de levantamento das necessidades de um software é diferente da equipe de desenvolvimento da Celepar, porque nós estamos dentro do hospital, nós vivenciamos os problemas e buscamos a resolução. Todo o processo que vivemos aqui foi apresentado para a Celepar numa data oportuna passada. Eles pegaram as sugestões que apontamos e colocaram dentro do GSUS, o que ajudou a aumentar a sua funcionalidade”, explicou João Carlos Torquetti Rodrigues, especialista em desenvolvimento de sistemas do hospital.

Treinamento

Segundo o analista de informática Gilson Roberto Costa, a Celepar, neste episódio, foi responsável tanto na apresentação do novo módulo ao corpo médico, quanto no apoio no suporte e orientação no uso do sistema, além de realizar treinamentos com equipes que repassam os conhecimentos adquiridos aos demais funcionários do hospital. Nestes treinamentos, eles demonstraram as diversas funcionalidades da nova etapa explicaram como trabalhar de forma correta e coesa no gerenciamento do sistema.

O analista de informática Dirceu Grein ressaltou que “visando a implantação do Atendimento Médico no Pronto Socorro do HUM que passou a descartar uso de documentos que antes eram impressos pelo sistema, foi criada nova funcionalidade para controle do fluxo do paciente durante o atendimento de urgência e emergência, contemplando as etapas do processo de admissão na recepção, classificação de risco pela enfermagem, sala de espera do paciente, atendimento médico, observação médica, transferência e alta do paciente que passaram a ser controlados através de filas no sistema. Também foi ajustado o sistema para possibilitar que as agendas de retornos do Pronto Socorro possam ser consultadas e gerenciadas pelo Ambulatório para os casos de pacientes que necessitam de retorno ambulatorial”.

Beneficiados

Segundo Rodrigues, não são apenas os pacientes e médicos os beneficiados pelo GSUS. A Secretaria Municipal de Saúde, que também passou a ter acesso ao GSUS, permite o repasse de informações do Governo Federal aos municípios, bem como a chegada de recursos aos hospitais e outras unidades.

Fonte: Hospital Universitário de Maringá

GALERIA DE IMAGENS