IA na gestão pública: Smart City Expo debate inovações no Paraná e São Paulo 27/03/2025 - 14:44
Nesta quinta-feira (27/3), o Smart City Expo Curitiba recebeu o congresso “Governos na Era Digital: Aproveitando a IA para criar um Futuro mais Inteligente”. O evento contou com palestras de Maximiliano Costantinis, diretor de Padrões de Tecnologia na Secretaria de Inovação da Argentina, e Francisco Forbes, presidente da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (Prodam). O diretor de Relações Institucionais & Alianças Estratégicas da Secretaria de Estado da Inovação do Paraná, Diego Nogueira, moderou a palestra.
Costantinis destacou a importância da integração da IA em instituições governamentais, visando tornar os serviços públicos mais eficientes para os cidadãos.
“O primeiro passo que podemos dar em direção a essa integração é a educação”, afirmou. “Educação é aprendizado e produção de conhecimento, que pode ser potencializado com o uso de soluções baseadas em IA”, completou.
No Paraná, a Celepar desenvolveu o Aprendiz Inteligente, uma solução baseada em IA preditiva e generativa que cria questões personalizadas para os estudantes da rede estadual. Com base nos acertos e erros, a plataforma fornece diagnósticos de aprendizado, auxiliando as equipes pedagógicas na adaptação do ensino.
A ferramenta também analisa o ritmo de aprendizado de cada estudante, permitindo um ensino mais personalizado e oferecendo material de reforço ou desafios específicos conforme a necessidade do aluno.
Já em São Paulo, Francisco Forbes apresentou cases de segurança pública que utilizam IA e reconhecimento facial.
“O Smart Sampa é um exemplo de segurança no Brasil, no qual câmeras equipadas com reconhecimento facial auxiliam na identificação de pessoas foragidas ou desaparecidas”, explicou.
Durante o congresso, Diego Nogueira também destacou o Detran Inteligente, um aplicativo desenvolvido pela Celepar que utiliza IA e reconhecimento facial para simplificar serviços do Detran-PR.
“Com o próprio celular, a pessoa utiliza a câmera e realiza todo o processo de renovação da foto da CNH, sem precisar enfrentar filas no guichê”, comentou.
O debate reforçou que a digitalização dos serviços públicos é essencial para melhorar a eficiência governamental e oferecer um atendimento mais ágil e acessível à população.
“O uso estratégico da inteligência artificial proporciona mais transparência, otimização de recursos e inovação na gestão pública, consolidando um futuro mais inteligente e conectado para os cidadãos”, defendeu Forbes.