Idosos aprendem a utilizar recursos do smartphone em curso da Celepar 29/06/2017 - 18:00

Aos 84 anos, a professora aposentada da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Geny Hoecke van deer Broocke, se diz ainda muito motivada para aprender. Ela foi uma das alunas do Curso Básico de Smartphone voltado às pessoas da terceira idade, promovido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

A Geny antes do curso se descrevia como “nulidade em celular”. Após a capacitação, ela vai se comunicar com mais frequência com a filha que mora no Rio Grande do Norte e com os amigos que fez quando lecionou na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). “Com o curso, aprendi a utilizar algumas ferramentas, entre elas o WhatsApp, o que auxilia a eliminar a solidão em família”.

A costureira aposentada Malvina de Oliveira Cardoso, 82 anos, aprendeu a mandar para os amigos as fotografias que tira com o aparelho celular. Ela tem orgulho da sua horta e dos seus dotes na cozinha. A partir de agora, imagens de moranga, pimentão, caqui e de vários tipos de bolos serão compartilhadas pelo WhatsApp. “Aprendi a mexer com as fotos e muitas outras coisas também. Só tenho palavras elogiosas para a equipe da Celepar que ministrou o curso”.

Durante três dias, de terça a quinta-feira, 27 a 29, 50 alunos participam na própria Celepar desta capacitação gratuita com nove horas de duração. Os inscritos foram divididos em duas turmas, uma pela manhã, das 08h30 às 11h30 e a outra no período da tarde, das 14h00 às 17h000. Ao final, cada participante recebeu um certificado.

Inclusão social

A capacitação realizada pela Celepar, segundo o presidente Jacson Carvalho Leite, é um processo de inclusão social da pessoa idosa no universo digital. “O cidadão precisa ver no celular um aliado, uma ferramenta tecnológica que pode proporcionar mais comodidade e facilidade no dia a dia, inclusive no acesso aos serviços públicos disponibilizados pelo Governo do Estado na internet”.

Para a instrutora do curso, a técnica de informática da Celepar, Dircélia Maria Alessi, a riqueza maior de participar deste projeto está em ver o sorriso estampado nos rostos dos participantes por cada desafio superado. “Muitos entram aqui com medo de mexer no celular, pensando que podem danificar o aparelho. Com jeitinho e muita atenção, vamos, passo a passo, dirimindo as dúvidas dos participantes. No final do curso, para a grande maioria, o celular passa a ser visto como um grande aliado”.

Conteúdo


No programa distribuído em nove horas/aula consta, entre outros tópicos, a personalização do aparelho celular, como inserir papel de parede ou plano de fundo; aumentar ou diminuir volume e tamanho de letras, mover e/ou excluir ícones, cadastrar, alterar e excluir contatos; ler, enviar e excluir mensagens; baixar aplicativos/ferramentas como WhatsApp e outros, pesquisar informações através de navegador da internet e redes sociais, tirar fotos, compartilhar e limpar galeria de fotos, entre outras possibilidades que esta tecnologia móvel oferece.

O Curso Básico de Smartphone está em sua quinta edição, uma em Pato Branco e quatro em Curitiba, totalizando 200 participantes. O próximo treinamento vai ocorrer nos dias 18, 19 e 20 de julho na Celepar. Mais informações pelo telefone (41) 3200-6000 ou pelo e-mail celepar@celepar.pr.gov.br.
Para julho e agosto as vagas estão esgotadas. Os interessados podem se inscrever para o curso de setembro.

Celepar Cidadã


A capacitação integra o Projeto Celepar Cidadã que envolve ainda o Curso de Acesso à Internet e Redes Sociais através do computador, também voltado às pessoas com idade superior a 60 anos. Iniciado em novembro de 2013, o curso já ocorreu em 35 cidades paranaenses e atendeu a uma população superior a quatro mil pessoas.

Depoimentos

“Gostei demais. Eu tinha um celular pequeno que só recebia e fazia ligações, mais nada. Meus filhos e amigos me incentivaram a comprar um smartphone para que eu podesse melhorar o contato que tinha com eles. Entre aqui o curso não sabendo como ligar o smartphone e acredito que, com o curso, já aprendi o caminho, apesar de ter que treinar bastante. A Dircélia tem muita didática e apresentou o curso muito bem. Os monitores também colaboraram muito no nosso aprendizado. Agradeço à Celepar, que me deu essa oportunidade de aprender nesse projeto muito importante que é o de inclusão digital da pessoa idosa”.

Ambrósio Paulo Asaiag, 83 anos

“Tinha dúvidas sobre como mexer no aparelho. A cada vez que mudamos de aparelho, tudo muda e precisamos então saber como mexer nele. A parte que mais gostei do curso foi sobre como realizar pesquisas e mandar mensagens. Reuniões e consultas, tudo é feito por meio do celular smartphone, então temos que estar preparados para isso. Queria agradecer à Celepar, por abrir suas portas para a gente. Aprendemos bastante no curso, que é gratuito e voltado para as pessoas com mais idade. Estou saindo daqui pronta para fazer praticamente tudo”.

Vera Lucia Scremin, 65 anos

“Nós gostamos muito do curso. Participamos do curso buscando entender sobre como mexer no smartphone para conversarmos com nossa família, não sabíamos como fazer isso e o curso ajudou muito”, Hernani.

“Agora eu posso mandar mensagem pra minha família e poder conversar com eles, mandando fotos e também áudios. Agradeço à Celepar por oferecer esse curso para nós, idosos, e que essa iniciativa é muito bacana”, Marlene.

Hernani e Marlene Bauser, 81 e 79 anos, respectivamente


Turma manhã

Ana Saddock Fernandes
Ana Sueli Bahia de Rezende
Antonio Hélio dos Santos
Beatriz de Oliveira Pavaneli
Claudete Alves Machado
Dinair Wonsowicv
Gertrudes Helena Kozlowski
Gezerino Honoré Vargas
Idilia Maria Zuffo
Inês Saddock e Silva
João Alberto Liberato
Malvina de Oliveira Cardoso
Maria Lúcia Soares de Lima
Marlem Terezinha da Silva
Olivia de Carvalho dos Santos
Regina Maria dos Santos
Silmara Liberato Langoswski
Tais Helena Stefanichen Ferronato

Turma tarde

Ambrosio Paulo Asaiag
Ana Maria Fernandes de Lima
Antonia dos Reis
Artur Silva
Célia Regina Bornancim
Diva Maria de Sá Brito
Edi de Macedo Pedro Tebchirani
Ernani Balzer
Geny Hecke Vander Broocke
Glaci Macedo Neiva de Macedo
Glaci Sabala
Hilda Antunes
Idelzy Landal
Jaroslawa Dub Pinto
Joanita Peridum Pinheiro Lima
João Gomes de Carvalho
Juracy Moro
Maria Monica Lansarin
Marlene Martha de Moraes Zanon
Marlene Smiguel Balzer
Marly de Lima Braun
Minerva Mary Fracaro
Nelita Nocera Pedrozo
Nylcéia Cordeiro de Oliveira
Rosegleide Crozetta Bizinelli
Salete Norai Asaiag
Sonia Maria Marques Almeida
Teresinha de Jesus Soares Ribeiro de Alencar
Vera Lucia Scremin
Wolfgang Dieter Rembold

Monitores da Celepar

Alceu Mentta
Aparecido Jose Antonio Rodrigo Lipphaus
Ataide Prestes de Oliveira Junior
Carlos Eduardo Bento
Diego Bara Castella
Dircélia Maria Alessi
Fernando Suzarte Schiavon
Jony Alexandre Pires
Julio Cezar Bueno
Olga Nunes de Araujo
Rafael Ricardo Mayer
Rogers de Oliveira Pires

GALERIA DE IMAGENS