Durante o Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública de 2024 (SECOP), a Celepar apresentou as estratégias empregadas pela companhia para promover uma melhor experiência do cidadão paranaense ao utilizar os serviços digitais do Governo do Estado. O evento aconteceu no Rio de Janeiro nestas quinta e sexta-feira (8 e 9).
Durante o seminário, André Telles, diretor de Mercado da Celepar, apresentou soluções como a do SAMU, que conecta ambulâncias e hospitais; o Detran Inteligente — aplicativo e portal em que o cidadão pode, por exemplo, consultar a sua pontuação ou solicitar segunda via de documentos— e o Menor Preço, app que compara valores de produtos em diversos estabelecimentos comerciais do Paraná.
“A praticidade, a clareza na comunicação e a eficiência são os nosso principais objetivos, por serem os pilares que causam mais impacto na experiência online do usuário”, explicou Telles.
A companhia também levou a sua experiência com a nova área de Governança em TI ao evento. A palestra sobre estratégias e resultados da nova área foi ministrada pelo CEO da empresa, Gustavo Garbosa.
“Entendemos que, estrategicamente, ter uma estrutura focada em Governança traria mais agilidade organizacional para a empresa. Hoje, a área é o braço direito da presidência”, comentou.
Criado em 2023, o setor integra todas as outras áreas da companhia e sincroniza suas atividades.
“Esta foi a minha missão ao assumir a Celepar: criar essa agilidade e aumentar o nosso papel dentro e fora do Paraná, e estamos conseguindo. O ‘start’ de tudo isso foi a área de Governança”, contou o CEO.
Sobre o evento — O SECOP é uma iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP), que congrega todas as empresas estaduais de TIC do País. Em sua 51ª edição, o SECOP é organizado pela própria ABEP.
O seminário nacional reuniu profissionais e especialistas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação para discutir os desafios e oportunidades da gestão pública nesse contexto.
Durante o evento, foram abordados temas como inovação tecnológica, segurança de dados, transformação digital, entre outros. Neste ano, o tema central foi “Segurança Cibernética em um Mundo Conectado”.