Órgãos dos três poderes lançam Rede InovaPR para promover projetos de inovação

Projeto busca criar uma rede de compartilhamento de conhecimentos entre diversas instituições do Estado para desenvolver uma administração pública mais eficiente
Publicação
01/08/2024 - 14:52
Editoria

A Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) lançou a Rede InovaPR para promover projetos de inovação entre os órgãos dos três poderes. A iniciativa é realizada em conjunto com Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR), Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPEPR), Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9), Justiça Federal do Paraná (JFPR) e Celepar.

Visando modernizar a administração pública através da inovação, o projeto foi lançado durante evento que aconteceu na terça-feira (30), na Sala de Atos da Presidência do TJPR. O objetivo da Rede InovaPR é fomentar a inovação e aprimorar a gestão pública, gerando um impacto positivo para a sociedade. 

Para isso, a rede irá promover projetos, estudos, pesquisas e colaborações para solucionar desafios comuns entre os órgãos, além de facilitar a troca de conhecimentos e práticas inovadoras na administração pública. Também irá trabalhar para capacitação e desenvolvimento profissional voltados aos servidores, por meio da promoção de eventos como encontros, seminários e simpósios, bem como ações conjuntas direcionadas à educação corporativa.

Representando o Governo do Estado, o secretário da Inovação, Alex Canziani, ressaltou a importância de iniciativas como essa incentivar a cultura da inovação em órgãos públicos. “Esse projeto é fundamental para que possamos implementar mais ações e alavancar o desenvolvimento das nossas secretarias e do governo como um todo, especialmente por uma iniciativa que reúne diversos órgãos para criar uma rede voltada à inovação.

A Rede InovaPR é alinhada às diretrizes e estratégias do Estado e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente na promoção de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas. Cada um dos órgãos participante irá atuar com a contribuição de diversas perspectivas e recursos, estabelecendo um ambiente colaborativo entre diferentes entidades e níveis de governo.

Segundo o presidente do TJPR, o desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, o projeto destaca o empenho das instituições participantes em promover uma administração pública mais ágil. “Essa rede surge como uma resposta estratégica às demandas contemporâneas por uma administração pública mais ágil e eficiente capaz de atender as necessidades da sociedade com prontidão e qualidade. Este projeto integra os esforços de diversas instituições, um exemplo claro de como a colaboração e a inovação podem transformar a prestação de serviços públicos.”

Para o diretor-presidente da Celepar, Gustavo Garbosa, a iniciativa trará benefícios para todos os órgãos que irão trabalhar em colaboração. “Estamos entusiasmados para colocar em prática as nossas contribuições à rede, uma vez que temos uma atuação de proximidade com os diversos órgãos do Estado, entendendo seus processos e desafios”, explica.