Palestra sobre gamificação mostra como é possível inserir jogos e brincadeiras no ambiente de trabalho 08/12/2017 - 13:40
Na última quarta-feira, no Centro Integrado de Informações Estratégicas do Estado do Paraná (CIIE/PR) os empregados participaram da palestra “Gamificação e brincadeira no ambiente de trabalho” que teve como objetivo disseminar o conceito de gamificação e mostrar as possíveis aplicações em trabalhos futuros.
Ministrada por Frederick Van Amstel professor da Escola de Arquitetura e Design da PUCPR, a palestra apresentou gamificação, como sendo a aplicação de elementos de jogos em atividades que não visam necessariamente o entretenimento, mas que possuem como resultado final a produção e criação de algo.
Em seguida, o professor mostrou exemplos de modelos de gamificação tanto em aplicativos como nas dinâmicas de trabalho. Outro tópico abordado foi o panorama histórico da gamificação e os principais objetivos do uso desse método atualmente.
Além disso, inserir a gamificação na rotina de trabalho mostra como jogos e brincadeiras servem para canalizar a dor e o prazer, proporcionando motivação e criatividade, diminuindo conflitos nas atividades diárias.
Para finalizar, o palestrante mostrou um exemplo já aplicado no Hospital de Clínicas e deixou sua opinião a respeito da iniciativa da Celepar em utilizar esse método no dia a dia da empresa:
“Extremamente inovador uma empresa que desenvolve sistemas assumir a importância da criatividade no seu dia a dia, criatividade como um processo continuo, a ser praticado todos os dias”.
Ministrada por Frederick Van Amstel professor da Escola de Arquitetura e Design da PUCPR, a palestra apresentou gamificação, como sendo a aplicação de elementos de jogos em atividades que não visam necessariamente o entretenimento, mas que possuem como resultado final a produção e criação de algo.
Em seguida, o professor mostrou exemplos de modelos de gamificação tanto em aplicativos como nas dinâmicas de trabalho. Outro tópico abordado foi o panorama histórico da gamificação e os principais objetivos do uso desse método atualmente.
Além disso, inserir a gamificação na rotina de trabalho mostra como jogos e brincadeiras servem para canalizar a dor e o prazer, proporcionando motivação e criatividade, diminuindo conflitos nas atividades diárias.
Para finalizar, o palestrante mostrou um exemplo já aplicado no Hospital de Clínicas e deixou sua opinião a respeito da iniciativa da Celepar em utilizar esse método no dia a dia da empresa:
“Extremamente inovador uma empresa que desenvolve sistemas assumir a importância da criatividade no seu dia a dia, criatividade como um processo continuo, a ser praticado todos os dias”.