Paraná concentra esforços para atingir metas de desenvolvimento sustentável com soluções da Celepar 07/08/2018 - 16:37

A Celepar esteve presente em uma reunião no Palácio Iguaçu sobre o alinhamento para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Paraná. O encontro foi coordenado pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano (SEDU) e contou com vários segmentos do Estado para intensificar os trabalhos de convergência que visam alcançar estas metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), denominada Agenda 2030.

O secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros, comandou a reunião, realizada dia 02/08. O objetivo, segundo Barros, é melhorar a coordenação do processo de ações para alcançar deforma mais segura as metas dos ODS. “Estamos sendo privilegiados pela ONU com a oportunidade de nos tornarmos centro de referência sobre a implementação destes objetivos”, afirmou Barros. "Por isso, estamos unindo todos os agentes envolvidos no tema para que possamos apresentar, até o final do ano um relatório consolidado do que o Paraná está fazendo” explicou o secretário.

Paraná de Olho nos ODS

Na reunião foi debatido o projeto Paraná de Olho nos ODS, iniciativa do Estado que integra estratégias e ações para a municipalização das metas das Nações Unidas, com o apoio a políticas públicas e projetos alinhados com os ODS nos 399 municípios paranaenses. As ações envolvem o poder público, o setor privado, a sociedade civil e as instituições de ensino superior.

Em parceria com órgãos estatais e com a coordenação do CEDES (Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social), a Celepar criou uma plataforma que ajuda a monitorar e balizar as ações para alcançar as metas estabelecidas. Cristina Viomar, analista de sistemas da Celepar e responsável pelo case de Business Intelligence (BI) dos ODS do Paraná, explicou que foram desenvolvidos dois produtos que ajudam nos alcance dos objetivos.

Um deles é o portal para o cadastramento de boas práticas realizadas pelo primeiro setor (governo), segundo setor (iniciativa privada) e terceiro setor (entidades). A outra é o case de BI, que é responsável por mapear, junto com o IPARDES os indicadores relacionados aos ODS e auxiliar o gestor nas tomadas de decisão e na condução das políticas públicas. "Através desses indicadores, o Estado consegue avaliar as oportunidades e fragilidades de cada município”, afirmou a analista. E sobre o portal de Boas Práticas, Luiz Gustavo Dalazen, coordenador de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental da Celepar, reafirmou o compromisso de companhia de, através da sua expertise de prover tecnologia da informação e comunicação, oportunizar um banco de boas práticas para interação e inspiração de toda a população paranaense.

Além da Celepar, compõe o projeto o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) e o Paraná Cidade como integrantes, tendo o CEDES como gestor e o apoio institucional da WFO (World Family Organization).

Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis

Antes conhecidos como objetivos do milênio, os ODS foram construídos de forma colaborativa em um processo de agenda mundial, adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros, com o objetivo de promover o bem no planeta.

Reunião

Pela Celepar estiveram presentes também a gerente de infraestrutura, serviços e relações institucionais, Isis Biscaia; o coordenador de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, Luiz Gustavo Dalazen; o supervisor de ações sustentáveis, Ataide Prestes e os assessores Claudia Teixeira e Keizo Assahida.

Além dos citados, participaram da reunião o secretário de Estado da Administração e Previdência, Fernando Ghignone o presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), Adalberto Bueno Netto; o presidente do Banco de Desenvolvimento da Região Sul (BRDE), Orlando Pessuti; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Fernando Guimarães; o presidente da Copel, Jonel Yurki; o presidente da Assomec e prefeito de Fazenda Rio Grande, Márcio Wosniak; a vice-presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (CEDES), Kely Guimarães e representantes da Sanepar, Ipardes, Federação das Indústrias do Paraná e Federação da Agricultura do Paraná.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

GALERIA DE IMAGENS