Parceria Celepar e Coritiba levará biometria ao Couto Pereira 27/09/2017 - 17:50

A partir do próximo ano, o Coritiba estará utilizando a biometria em seus jogos de futebol. Para tanto, a Celepar será parceira deste processo por meio das informações biométricas dos cidadãos paranaenses alojadas no data center da companhia.

A reunião que definiu esta parceria foi realizada na tarde de ontem (26), oportunidade em que o presidente Jacson Carvalho Leite recebeu os gerentes administrativo e de tecnologia da informação do coxa, Fernando Cabral e Fernando Rossi, respectivamente.

“O Coritiba vê o processo da biometria como um caminho sem volta, como um processo que vai gerar mais segurança aos nossos sócios e aos nossos torcedores, e aos torcedores em geral. Não vamos deixar de medir esforços para colocar em prática esta tecnologia no Couto Pereira”, disse Cabral.

De acordo com Jacson Leite, este serviço prestado pela companhia tem por base o convênio entre Tribunal de Justiça do Paraná, Secretaria de Segurança Pública, Instituto de Identificação do Paraná, Detran-PR e a própria Celepar, firmado em julho passado, que criou o projeto Biometria nos Estádios e Grandes Eventos.

O sistema interliga as catracas dos estádios ou locais de shows aos bancos de dados do Detran-PR e do Instituto de Identificação, alojados no data center da Celepar. No momento em que o espectador colocar sua digital no leitor biométrico, um conjunto de códigos vai informar se a pessoa é a titular do cartão ou ingresso e também se há contra ela mandado de prisão em aberto ou restrição para entrada no estádio, devido a alguma pena no âmbito do programa Justiça ao Torcedor.

Até o final deste ano, Celepar e Coritiba estarão realizando os testes para a implantação definitiva a partir de 2018. Também participaram da reunião pela Celepar, o diretor de tecnologia da informação e comunicação Danilo Scalet, Elcio Jorge Marcowcz e Andrea Nogueira Smaniotto da gerência de mercado, e o assessor Alceu Menta.

GALERIA DE IMAGENS